NoticiasDetalhe

Notícia

Infância e Juventude
Projeto Criança Cidadã promove a documentação de crianças acolhidas no Centro e Tijuca
Publicado em Fri Aug 25 18:28:50 GMT 2017 - Atualizado em Fri Aug 25 20:55:37 GMT 2017


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO Infância/MPRJ) e da Comissão Permanente Multidisciplinar de Erradicação do Sub-Registro de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (COESUB/MPRJ), promoveram, na quarta-feira (23/8), a 11ª ação social do projeto Criança Cidadã, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social Arlindo Rodrigues (CREAS Arlindo Cruz), na Tijuca.

A iniciativa, solicitada pelas 2ª e 4ª Promotorias de Infância e Adolescência da Capital, proporcionou a emissão de documentos de crianças e adolescentes acolhidos junto às famílias ou em serviços de acolhimento nos bairros da Tijuca e do Centro da cidade. 

Cerca de 25 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos compareceram ao CREAS Arlindo Cruz  para obter as suas certidões de nascimento, identidades e CPFs.  A Receita Federal, parceira do MPRJ no projeto Criança Cidadã, participou da ação emitindo CPFs na hora.

A ação contou também com a participação do Setor de Atendimento Especial do MPRJ que oferece serviços de identificação civil e apoio na emissão de documentos para os membros e servidores. O gerente Wanderley de Mattos Lopes disse que o setor auxilia as ações do COESUB colhendo digitais e fotos que são enviadas à diretoria de identificação civil do Detran. 

Ao todo foram emitidas oito certidões de nascimento, 22 identidades e 25 CPFs.

As ações fazem parte de um pacto firmado entre MPRJ e instituições como Detran, Receita Federal, Tribunal de Justiça, entre outras, para erradicar o sub-registro e garantir que crianças e adolescentes tenham documentação completa.

Todos os documentos providenciados a partir das ações sociais são escaneados e anexados às fichas individuais das crianças e dos adolescentes no Módulo da Criança e do Adolescente (MCA/MPRJ), sistema online de cadastramento de crianças e adolescentes acolhidos, que é gerido pelo MPRJ e acessado pelos órgãos do sistema de garantias de direitos (TJ, Conselhos Tutelares e entidades de acolhimento).

Desde 2015, mais de 600 crianças que vivem nos serviços de acolhimento já foram beneficiadas com as ações do projeto Criança Cidadã.  

coesub
projeto criança cidadã
modulo da criança e do adolescente
238 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar