Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, na tarde desta quarta-feira (15/06), a visita do presidente da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Rinaldo Reis. O conselheiro, que foi recepcionado pelo subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, conheceu algumas das ferramentas digitais desenvolvidas pela Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ).
Os servidores da GADG/MPRJ apresentaram ao conselheiro ferramentas de gestão como o “Parquet Digital”, um painel multitarefas que permite aos membros gerenciar as atividades de sua Promotoria de Justiça, por meio do cruzamento de dados, e a plataforma “Gestão do Território: Inteligência de Dados na Defesa do Meio Ambiente”, que analisa bases de dados geográficas e subsidia ações de estruturas como a Força-Tarefa do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado para enfrentar a ocupação irregular do solo urbano (GAECO/FT-OIS).
De acordo com Rinaldo, uma das missões do CNMP e dos conselheiros é conhecer as unidades do Ministério Público. “Aqui no MPRJ nós pudemos constatar que existe um empenho efetivo de buscar a profissionalização da gestão na Procuradoria-Geral de Justiça, nos órgãos da administração superior e nas Procuradorias e Promotorias de Justiça. E, assistindo a essa apresentação, vimos que existem importantes instrumentos de profissionalização da gestão e que o MPRJ está no caminho certo, apostando na tecnologia e na otimização dos sistemas e métodos”, afirmou o presidente da Comissão de Meio Ambiente do CNMP.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)