Notícia
Notícia
A plataforma Parquet Digital, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), é uma das três finalistas do Prêmio CNMP 2021, na categoria governança e gestão. Criado pela Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (GADG/MPRJ) para auxiliar na gestão dos procedimentos em andamento em cada Promotoria de Justiça, o projeto concorrerá com as propostas Sistema Protetor: acompanhando as curatelas no DF, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), e Sistema de Inteligência Artificial – AppCrim, do Ministério Público do Pará (MPPA). A cerimônia de premiação dos trabalhos escolhidos, nas nove categorias em disputa, acontece no dia 14 de outubro, de maneira virtual, e será transmitida pelo canal oficial do CNMP no YouTube, a partir das 15 horas.
“O Parquet Digital é um trabalho contínuo e colaborativo com toda a classe, voltado a aplicar a tecnologia para apoio à atividade finalística do Ministério Público, propiciando uma transformação na forma de atuação do promotor de Justiça. A aplicação existente já permite a realização automatizada e inteligente de várias tarefas do órgão de execução, além de auxiliar ativamente o promotor na identificação de problemas sociais que exigem a atuação do Ministério Público”, destaca o coordenador da GADG/MPRJ, Sidney Rosa da Silva Junior.
A Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) divulgou a lista dos 27 programas e projetos finalistas nesta terça-feira (17/08). Ao todo, foram inscritas 535 iniciativas e selecionadas três em cada uma das seguintes categorias: investigação e inteligência; persecução cível e penal; integração e articulação; transversalidade dos direitos fundamentais; fiscalização de políticas e recursos públicos; diálogo com a sociedade; governança e gestão; sustentabilidade e gestão documental e memória institucional, categoria especial criada para a edição 2021 da premiação.
Parquet Digital
O Parquet Digital é uma plataforma de uso interno que utiliza sofisticados recursos de programação para auxiliar na gestão dos procedimentos em andamento em cada Promotoria de Justiça. A fim de subsidiar o máximo desempenho da Promotoria, o programa emite alertas e apresenta ao usuário informações estratégicas que podem ser úteis para processos e para a gestão de acervo, derivados de diversas aplicações. Consegue entregar dados, por exemplo, extraídos de ferramentas como o MPRJ em Mapas, mesmo quando o membro não tem disponibilidade para explorá-los, além de alertar sobre prescrições e elaborar integralmente peças jurídicas e administrativas simples, como arquivamentos e portarias.
Para tanto utiliza uma série de robôs – algoritmos programados para executar determinados comandos – que trabalham ativamente tratando informações e comunicando aquilo que entende ser relevante para a atividade daquele órgão. Os pilares da ferramenta são: gestão turbinada; entendimento e clareza; celeridade nos processos; e análise da atuação.
Prêmio CNMP
O Prêmio CNMP foi instituído pela Resolução CNMP n° 94/2013, com o objetivo de dar maior visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público.
Clique aqui para ver todos os finalistas do Prêmio CNMP 2021.
Veja aqui o Regulamento.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)