Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, na sexta-feira (05/11), a primeira reunião do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural. Instituído no âmbito da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ), o grupo tem como objetivo gerar iniciativas que promovam diálogos sobre a questão racial, e o fomento da reflexão sobre o tema. Os integrantes pretendem realizar palestras, campanhas institucionais e seminários para capacitar membros e servidores.
“Com a criação desse Grupo de Trabalho, queremos promover a implementação de uma cultura institucional que contribua para a eliminação do racismo que se faz presente na sociedade. Da mesma forma, é preciso ampliar o olhar sobre a questão racial e construir uma cultura antirracista, trazendo informações importantes até mesmo sobre o uso inadequado de palavras. O Brasil ratificou, em maio de 2021, a Convenção Interamericana Contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, que passa a integrar a ordem jurídica brasileira com equivalência de norma constitucional”, explicou a procuradora de Justiça Patrícia Carvão, coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana.
Também participaram da primeira reunião do grupo as procuradoras de Justiça Eliane de Lima Pereira e Liana Barros Cardozo de Sant´Ana, as promotoras de Justiça Marcela Do Amaral e Roberta Rosa Ribeiro, o promotor de Justiça Leonardo Kataoka e as servidoras Nataraj Trinta Cardozo e Nayara Cristina dos Santos.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)