NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Rio de Janeiro
MPRJ realiza sessão solene de entrega do Colar do Mérito e Medalha Annibal Frederico de Souza
Publicado em Fri Dec 13 19:47:15 GMT 2019 - Atualizado em Sat Dec 14 12:46:07 GMT 2019

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta sexta-feira (13/12), no auditório do edifício-sede, sessão solene de entrega do Colar do Mérito do MPRJ e da Medalha Annibal Frederico de Souza. Maior honraria concedida pela instituição, o Colar foi entregue a 20 personalidades. Já a medalha foi entregue a seis servidores por terem prestado relevantes serviços para a instituição. A cerimônia ocorreu em sessão do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça em comemoração ao “Dia Nacional do Ministério Público”, celebrado anualmente no dia 14 de dezembro.

Agraciada com o Colar do Mérito, a coordenadora do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), promotora de Justiça Simone Sibilio, discursou em nome dos homenageados. Em sua fala, reforçou a importância de todos terem uma conduta voltada à transformação social e multiplicadora de boas práticas, frisando a necessidade de agir e não se calar diante de injustiças e más condutas.

“Seja no GAECO, no Tribunal do Júri ou em qualquer função pública, existe um compromisso latente que converge para o interesse da sociedade. Por isso, ser reconhecida e lembrada pelo Ministério Público com esse Colar do Mérito significa que cada um de nós, a seu modo, fez o que o diferenciou. A diferença está naquele que agiu quando era mais seguro se aquietar, falou quando era mais cômodo calar, enxergou com olhos de quem quer ver quando era mais fácil cegar. Afinal, o lugar dessas duas categorias de pessoas é o mesmo, a cadeira é a mesma, a caneta é a mesma, o que diferencia é quem sustenta, quem enxerga, quem age e quem vê. Tenho absoluta certeza de que o Ministério Público, ao lembrar de cada nome aqui hoje e homenagear cada pessoa, procurou escolher aquele que não sucumbiu diante da cômoda, confortável e cruel cegueira reiterada que redunda na não menos cômoda, cruel e pusilânime neutralidade”, discursou Simone Sibílio.

Ao fim da solenidade, Eduardo Gussem agradeceu a todos pela presença neste dia de celebração. “Divido este momento com o Órgão Especial de Colégio de Procuradores, que tem caminhado, prestigiado e apoiado a chefia institucional, e também com três ex-procuradores-gerais que honram a história desta instituição: Antonio Carlos Biscaia, Marfan Vieira, e José Muiños Pinheiro Filho”, pontuou o PGJ, que lembrou da busca de sua administração por um novo modelo de governança, mais moderna, ágil e eficiente.

Gussem destacou ainda que, para essa missão, foram criados quatro pilares: a plataforma digital MP em Mapas, o Centro de Pesquisas (Cenpe/MPRJ), o Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), e o Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ).

Ao fim, o procurador-geral de Justiça comunicou uma novidade: “Anuncio que estamos nos despedindo do IEP/MPRJ, com a edição da Resolução GPGJ nº 2.316, com data de publicação no dia de hoje (13/12), que altera a sua nomenclatura para ‘Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso’ – procurador de Justiça que exerceu suas funções na instituição por mais de trinta anos de forma diligente e combativa, além de desempenhar importante atividade acadêmica e de ensino, ministrando aulas e sendo autor de escritos jurídicos publicados em revistas especializadas”, antecipou Eduardo Gussem.

Veja a lista dos agraciados com o Colar do Mérito.

E os contemplados com a medalha Annibal Frederico de Souza.

Ideias Inovadoras
Na solenidade, também foi entregue o “Prêmio MPRJ Ideias Inovadoras”, que tem o objetivo de estimular a adoção de novas práticas administrativas apresentadas por servidores para aprimorar as atividades institucionais. A vencedora foi a ideia “Painéis Gerenciais com o uso do sistema SEI”, proposta pelos servidores Michel Melli Carvalho, Edilson de Almeida Abrantes e Marcelo Silva de Azevedo. Em segundo lugar foi premiada a “Metodologia de monitoramento e Acompanhamento Contínuo Orientado a Produtos (LAMARR)”, das servidoras Laura Angelica Moreira Silva e Vanessa Fux Weiskopf. Em terceiro lugar ficou a ideia “Ferramenta de Pesquisa de Resoluções por Assunto”, proposta pela servidora Maria Fernanda de Andrade Ramos Paiva.

Compuseram a mesa da solenidade a corregedora-geral do MPRJ, procuradora de Justiça Luciana Sapha; o ex-procurador-geral de Justila, Antonio Biscaia; o subprocurador-geral de Justiça de Administração e presidente da Camperj, Eduardo Lima Neto; o chefe de gabinete do MPRJ, Virgílio Stavridis; a presidente da Femperj, a procuradora de Justiça Georgea Marcovecchio; a diretora do Ceprojus Mary Virginia Northrup; o diretor do agora Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso, promotor de Justiça Leandro Navega; o procurador-chefe do MPT-RJ, João Batista Berthier; o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa; e o vice-presidente da Assemperj, Vinicius Lobo.

Por MPRJ

mprj
pgj
iepmprj
inovamprj
gaecomprj
órgão especial do colégio de procuradores de justiça
colar do mérito do mprj
1386 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar