Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (24/09), das mãos do novo procurador-geral do Estado, Bruno Dubeux, a Medalha do Mérito da Procuradoria-Geral do Estado do Rio (PGE), honraria concedida pelo Conselho Superior da PGE por serviços prestados ao Estado do Rio. A honraria foi de iniciativa do Procurador-Geral Rodrigo Zabão, que ocupou a chefia da PGE-RJ no ano de 2018. Também participaram do encontro o subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas, Marfan Martins Vieira, os subprocuradores-gerais do Estado, Flávio Willeman e Rafael Rollim, e o procurador do Estado Cláudio Pieruccetti, chefe de gabinete da PGE.
De acordo com o PGJ, a concessão da Medalha do Mérito da PGE representa o reconhecimento pela atuação integrada do MPRJ com as Instituições co-irmãs.
“Todos integramos a administração pública do Estado do Rio de Janeiro. Todos somos servidores públicos, portanto, respeitando as peculiaridades de cada Instituição, temos que buscar a construção de uma visão sistêmica que contribua para o crescimento e progresso do Rio de Janeiro”, destacou Gussem.
Bruno Dubeux, que fez questão de ir ao MPRJ poucos dias depois de tomar posse, destacou o papel desenvolvido pelo PGJ no fortalecimento e no aprimoramento do diálogo entre as instituições.
“É fundamental ter esse saudável diálogo institucional, com todos atuando juntos, cada um em sua área de atribuição e respeitando suas limitações, mas tentando avançar e apresentar soluções nas diversas áreas do Estado. Nós temos o compromisso assumido de tentar contribuir para dar tranquilidade institucional ao Estado, para que ele possa avançar, solucionando problemas e atendendo aos legítimos interesses do povo fluminense”, afirmou o novo procurador-geral do Estado.
Após o encontro, a equipe da PGE visitou as instalações do Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), do Centro de Pesquisas (Cenpe/MPRJ), e da Coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento (CADG/MPRJ), responsável pela plataforma digital “MPRJ em Mapas”. O coordenador da CADG/MPRJ, promotor de Justiça Sidney Rosa, demonstrou aos procuradores do Estado as funcionalidades do sistema, que reúne e processa informações sobre as diferentes áreas de atuação do MPRJ, utilizando-se de inteligência artificial e ciência de dados.
O “MPRJ em Mapas” é um conjunto de ferramentas e plataformas de análise, diagnóstico e georreferenciamento focadas na construção e visualização de conhecimento instrumental para a atividade-fim do MPRJ, reunindo em sua equipe estatísticos, geógrafos, desenvolvedores de software e de inteligência artificial, designers e analistas de Business Inteligence. O trabalho é voltado para a criação de conhecimentos a partir do cruzamento de múltiplas bases de dados e da construção de ferramentas para compartilhamento de informações, gestão e diagnóstico de órgãos de execução.
(Dados coletados diariamente)