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O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, publicou nesta quarta-feira (19/09) a Resolução GPGJ 2.243, que estabelece a política de comunicação institucional do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A medida visa, entre outros objetivos, promover as ações desenvolvidas na instituição junto aos públicos interno e externo, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (CODCOM/MPRJ). A atuação está baseada em princípios como o direito à informação e à comunicação pública, transparência, respeito aos direitos fundamentais, a legalidade, objetividade e imparcialidade. A resolução traça um plano de comunicação que busca cada vez mais expor as ações e iniciativas do MPRJ para a sociedade, aproximando membros e servidores dos destinatários de nossos serviços.
"Com mudanças tão rápidas no nosso dia a dia, saber se comunicar virou um grande desafio. A nova resolução busca, sobretudo, criar um ambiente ágil, organizado, que reflita o caráter essencial do Ministério Público no atual contexto social. Além disso tem por objetivo aproximar ainda mais o cidadão da instituição, já que adotamos a plataforma de “Governos Abertos” onde a participação cidadã figura como um dos principais pilares da organização, junto com a transparência, a integridade e tecnologias e inovações", destacou Gussem, que também ressaltou a importância de uma comunicação social estratégica, capaz de transmitir missões e valores de forma clara, concisa e adequada. "Quando se fala em comunicação há uma certa tendência de se agir de forma intuitiva e empírica, mas é preciso se conscientizar de que comunicação é ciência e as técnicas têm que ser respeitadas para que a imagem da instituição se fortaleça", concluiu.
A CODCOM/MPRJ está estruturada em três núcleos: o de Assessoria de Imprensa, de Redes Sociais e de Comunicação Interna. O recém-criado Núcleo de Comunicação Interna terá como principal atribuição promover uma maior interação entre as diferentes estruturas do MPRJ, com importância estratégica na comunicação das ações desenvolvidas pelos diferentes órgãos.
Já o Núcleo de Assessoria de Imprensa atua junto aos veículos de comunicação recebendo as informações das promotorias e procuradorias de Justiça, coordenadorias, centros de apoio operacional e grupos de atuação especializada para o planejamento da divulgação de suas ações junto à mídia.
O Núcleo de Redes Sociais permite que a atuação do MPRJ seja veiculada de forma ágil e objetiva neste novo universo digital, permitindo uma maior interação com os cidadãos e ampliando ainda mais o alcance do trabalho desenvolvido na instituição.
A resolução atende à Recomendação 58/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que estabelece a Política de Comunicação do Ministério Público e recomenda aos MPs de todo o país que elaborem resoluções próprias de estruturação dos seus setores de comunicação.
Acesse a íntegra do texto aqui.
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