Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude da Comarca de Campos dos Goytacazes, instaurou, nesta quinta-feira (22/03), inquérito civil, com o objetivo de apurar a existência de ameaça à integridade física e psíquica dos alunos matriculados nas escolas da rede municipal situadas nos bairros Santa Rosa, Codin e Parque Eldorado.
Diante da gravidade da situação, o MPRJ realizará em sua sede em Campos, às 13h desta sexta-feira (23/03), reunião para tratar da questão da ausência de segurança nas imediações das escolas no distrito de Guarus, em especial nas situadas nos três bairros já citados. Foram convocados para a reunião o Comandante do 8º BPM, o secretário municipal de Educação e representantes do Sindicato dos Professores.
De acordo com a portaria de instauração do inquérito, alunos e professores vêm sofrendo com as constantes ameaças e constrangimentos por parte de traficantes. A situação teria se agravado nos últimos dias, com registros de tiroteios e consequente fechamento das unidades educacionais com a suspensão das aulas, fatos ocorridos nos CIEPs Pedro Álvares Cabral e Carmem Carneiro, e na Escola Municipal Branca Peçanha, entre outras, por ordem direta de traficantes.
Na reunião, serão discutidas medidas que poderão ser tomadas pela secretaria municipal de Educação e forças policiais para garantir o funcionamento das escolas, com segurança para alunos, professores e demais servidores. Aponta ainda o MPRJ que a qualidade da ambiência escolar é de extrema relevância e, quando em desequilíbrio, compromete a aprendizagem. Após a reunião, serão divulgadas quais ações deverão ser implementadas.
Inquérito civil nº 17/18
(Dados coletados diariamente)