NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
Coordenadores do GAECO e da CSI do MPRJ participam de seminário sobre Combate às Organizações Criminosas
Publicado em Sat Mar 18 10:30:45 GMT 2017 - Atualizado em Sat Mar 18 10:30:32 GMT 2017
Os coordenadores da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), Elisa Fraga, e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Cláucio Cardoso, representaram o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), nesta quinta e sexta-feira (16 e 17/03), no Seminário Combate às Organizações Criminosas realizado em Porto Alegre. Membros do MP de diversas regiões do Brasil reuniram-se para debater ações no enfrentamento da criminalidade e trocar experiências de atuação nessa área. O encontro anual foi organizado pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG).

O coordenador do GAECO, Cláucio Cardoso, participou do painel “Derivações clandestinas em oleodutos”. Ele ressaltou que  o GAECO-MPRJ tem tratado com prioridade o combate as derivações clandestinas cuja prática está vinculada à atividade de organizações criminosas estruturadas tendo estabelecido parceria com a Polícia Civil e Inteligência da Petrobrás para o combate a esse tipo de criminalidade.

A coordenadora da CSI, Elisa Fraga, participou de debate durante o painel “A  investigação criminal e as associações para o tráfico de drogas. Estudo e casos reais”. A promotora ressaltou a importância da atividade de inteligência prisional na investigação de combate as ações criminosas organizadas e tem envidado esforços para aperfeiçoar cada vez mais este trabalho.

A importância da atuação dos GAECOs e das unidades de inteligência dos MPs na investigação criminal para coibir a associação para o tráfico de drogas foi considerada fundamental pelos participantes.

A interceptação telemática e o bloqueio de celulares em presídios também foram pauta do seminário. O presidente do GNCOC e procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles, informou que a contratação do serviço para os bloqueadores já faz parte do Plano Nacional de Segurança do Governo Federal e foi defendida como prioridade pelos representantes do Ministério Público em encontros com integrantes do Governo Federal.

Participaram do encontro o Ministro da Justiça, Osmar Serraglio; o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; e 55 membros dos GAECOs e das unidades de Inteligência dos MPs de todo país.
951 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar