NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ recebe o I Simpósio Internacional Network Science - IV Seminário Big Data Brasil
Publicado em Wed Nov 08 15:45:16 GMT 2017 - Atualizado em Wed Nov 08 15:50:43 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebe, de terça-feira (07/11) até a quinta-feira (09/11), no auditório do edifício-sede, o I Simpósio Internacional Network Science - IV Seminário Big Data Brasil. Com apoio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), o evento reúne a comunidade acadêmica e científica para investigar e apresentar trabalhos sobre dois campos (big data e ciência das redes) cada vez mais utilizados em busca de melhorias para  a sociedade. Em linha com a proposta, o MPRJ apresentará na quinta-feira, às 16h, a plataforma digital “MP em Mapas”, em um painel sobre redes e dados digitais para cidadania.
 
Coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) da COPPE/UFRJ, Marcos Cavalcanti abriu o evento destacando que uma das propostas do simpósio é unir conhecimentos teóricos com experiências práticas. Ele comentou que o imenso volume de informações disponíveis nas redes permite criar ferramentas para utilizar esses dados em busca de melhorias para questões complexas como segurança, meio ambiente, trânsito, entre outras.  "Existem  aplicativos hoje que já partem desse pressuposto, como Waze e Uber. Big data não trata só da quantidade de dados, mas do fato de que hoje a gente tem tecnologia para usar esses dados com rapidez e diminuir o risco na tomada de decisões, desde a melhor maneira para se deslocar de um lugar ao outro até definições que importem impactos maiores na vida de todos, relacionadas à poluição, segurança etc", explica.
 
Cavalcanti citou como exemplo o “MP em Mapas”, plataforma digital do MPRJ que reúne dados e informações sociais, institucionais e administrativas relacionadas à atuação do Ministério Público em todo o Estado do Rio. Os dados são apresentados em camadas de informações, de diferentes eixos temáticos, como segurança, saúde, educação, meio ambiente. "A ideia do simpósio ser aqui no Ministério Público do Rio é super interessante porque o projeto “MP em Mapas” usa dados não só para melhorar as decisões internamente, mas também para a sociedade. O fato de o MPRJ abrir essas informações para o público em geral valoriza o cidadão e permite que ele possa tomar melhores decisões até em questões do dia a dia, como por exemplo, qual é o hospital onde eventualmente o médico não está presente, estreitando os canais entre a instituição e o cidadão", disse.
 
A manhã desta terça-feira foi dedicada à apresentação de trabalhos sobre temas relacionados à utilização de dados em redes neurais, ética da informação, ferramentas para acompanhar ações públicas a partir de dados do congresso nacional, entre outras. À tarde foi dedicada a dois painéis com os temas: As humanidades digitais no cenário brasileiro e Usando os dados para analisar cenários. 
 
As atividades seguem na quarta-feira e na quinta-feira, de 9h30 às 18h. A primeira apresentação da quarta-feira é sobre "Open data ao serviço do cidadão nas cidades inteligentes francesas", com Françoise Meteyer, conselheira de Desenvolvimento Sustentável do Serviço Econômico Regional da Embaixada da França. A programação completa pode ser acessada aqui.

iep
big data brasil
simpósio
239 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar