Notícia
Notícia
Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participaram, nesta quarta-feira (25/07), na sala do “MPRJ em Mapas”, de apresentação sobre as funcionalidades da solução de Big Data da Oracle, recentemente contratada pelo MP fluminense para otimizar o trabalho investigatório.
Utilizado pelo MPF para tratar, entre outros, dos dados colhidos na operação Lava-Jato, o sistema será usado para armazenar, processar e cruzar dados coletados e analisados pela Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e daqueles objeto de interesse dos grupos de atuação especializada da instituição.
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, agradeceu a presença dos membros e servidores e elogiou o empenho da Secretaria-Geral para firmar o contrato. Destacou que o sistema tem o objetivo de acelerar a integração do conhecimento institucional, produzindo velocidade e efetividade na atuação ministerial.
“É uma ferramenta relevante para uma atuação moderna, efetiva, transparente, dinâmica. E com certeza demos um passo acertado para o desenvolvimento da instituição de forma segura e para entregar para a sociedade a resposta que ela espera da instituição”, disse o PGJ.
O subcoordenador da CSI/MPRJ, procurador de Justiça Galdino Bordallo, avalia que a utilização da solução de big data será de grande utilidade para a instituição, pois tornará mais célere a prestação dos serviços, economizando tempo de trabalho.
O promotor de Justiça Pedro Borges Mourão, coordenador de análises, diagnósticos e geoprocessamento do “MP em Mapas” , explica que a iniciativa é uma das linhas de ação em desenvolvimento pela casa para a efetiva modernização do MPRJ. “Sua função de integrar investigações, provas, alvos e análises de conteúdo de qualquer origem permitirá a membros e servidores concretizar um grande passo na incessante busca de servir ao interesse público”, avaliou.
No mês de agosto estão previstos treinamentos para desenvolvedores e administradores do MPRJ. Já o treinamento para usuários está previsto para começar em outubro.
(Dados coletados diariamente)