Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria, participou nesta terça-feira (26/09) de evento comemorativo pelo Dia Nacional dos Surdos e que também comemorou os 160 anos de fundação do Instituto Nacional de Surdos (INES), em Laranjeiras. O diretor-geral do órgão, Marcelo Cavalcanti, ressaltou que mais do que um convidado, o MPRJ estava ali como um grande parceiro.
Na oportunidade, a Ouvidoria distribuiu folders que divulgam as formas de acessar este canal de atendimento do MPRJ. Segundo a promotora de Justiça Georgea Marcovecchio Guerra, assessora da Ouvidoria, a presença no evento foi importante para reafirmar o compromisso de garantir os direitos e a plena inclusão dos surdos.
Em sua palestra, a ex-diretora do INES e pesquisadora da história das instituições de educação para surdos, Solange Rocha , lembrou que, no Século V, Santo Agostinho já falava sobre a comunicação através de sinais e que muitos dos quase 400 institutos existentes no mundo foram sendo fechados por diferentes razões, como a Primeira Guerra Mundial. Hoje, na Europa, estão em funcionamento o de Londres, na Inglaterra, e o de Paris, França, que serviu de inspiração para o INES. “Precisamos expandir. É um campo acadêmico, político e militante, que ainda se encontra em processo”, define Solange.
O INES atende cerca de 600 alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de desenvolver atividades em artes e esportes. Centro nacional de referência em surdez no Brasil, o Instituto também apoia o ensino e a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e ainda atende a comunidade e os alunos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia e assistência social.
O atual Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado em meados do século XIX por iniciativa do surdo francês E. Huet, tendo como primeira denominação Collégio Nacional para Surdos-Mudos, de ambos os sexos.
Uma das iniciativas do MPRJ em prol das pessoas com deficiência foi a produção, no ano passado, de um vídeo acessível sobre os 10 anos da Ouvidoria. Assista aqui.
(Dados coletados diariamente)