NoticiasDetalhe

Notícia

Educação
MPRJ visita Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e conhece sistema digital para controle da evasão escolar
Publicado em Mon Sep 04 19:10:21 GMT 2017 - Atualizado em Mon Sep 04 19:10:13 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ), do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO Infância/MPRJ) e da equipe da plataforma digital “MP em Mapas”, realizou uma visita institucional nesta quarta-feira (30/08) ao Ministério Público Estado do Rio Grande do Sul e à empresa pública Procempa. 
 
Na visita, a Coordenadora do CAO Educação/MPRJ,  promotora de Justiça Débora da Silva Vicente; o Coordenador do CAO Infância/MPRJ,  promotor Renato Lisboa e o gerente do “MP em Mapas”, Daniel Belchior, conheceram o sistema “Ficai online”, criado numa parceria entre o MPRS e a Procempa, para combater a evasão escolar no estado. 
 
O sistema processa de forma digital as chamadas fichas de comunicação de aluno infrequente, das redes públicas estadual e municipais, bem como da rede particular de ensino no Rio Grande do Sul. O programa permite a análise de dados relativos às causas da evasão e facilita o planejamento de ações para solucionar os problemas que levam os alunos a deixarem a escola.
 
Para a promotora Débora Vicente da Silva, a forma de controle da evasão escolar realizada no Estado do Rio de Janeiro, ainda de forma não informatizada, em fichas impressas e manuscritas, tem dificultado a compreensão das causas do problema em cada rede de ensino e limitado o poder de ação do MPRJ. 
 
Agora os Centros de Apoio Operacional envolvidos, a Subprocuradoria-Geral de Justiça de Administração (SUBPLAN/MPRJ) e as equipes do "MP em MAPAS" e da Secretaria de Tecnologia da Informação e de Comunicação também do MPRJ se reunirão para discutir a viabilidade de adoção do sistema "FICAI ON LINE" no Estado do Rio de Janeiro.
 
Os promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro foram recebidos pela subprocuradora-Geral de Justiça de Gestão Estratégica do MPRS, Ana Cristina Cusin Petrucci, e pela coordenadora do CAO Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do MPRS, Denise Casanova Villela.

educação
porto alegre
ficai
evasão escolar
487 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar