Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Ouvidoria Itinerante, participou, nesta segunda-feira (01/05), de um evento de ação social na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte. O "Circuito do Trabalhador", promovido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda em homenagem ao Dia do Trabalhador, contou com o apoio de diversos parceiros com ofertas de serviços à população.
Nas tendas da Ouvidoria, montadas em um dos acessos ao parque, a equipe do MPRJ recebeu denúncias, sugestões e tirou dúvidas de quem passava pelo local. Foram distribuídos panfletos sobre as mais diversas áreas de atuação do MPRJ, entre elas a Ouvidoria da Mulher, canal voltado para o atendimento especial a mulheres vítimas de todas as formas de violência. O Ouvidor do MPRJ, procurador de Justiça Augusto Vianna Lopes, participou do evento e destacou a importância da proximidade com o cidadão:
"Estamos prontos para ouvir, orientar e atender às demandas, que dependendo do caso são encaminhadas para as promotorias responsáveis para a adoção das medidas cabíveis. Essa relação estreita, nas ruas, permite maior visibilidade do trabalho realizado pela nossa instituição. Cabendo destacar que a Ouvidoria é um instrumento de valorização do trabalho ao receber demandas ligadas aos direitos humanos, diversidade e inclusão, estimulando a promoção da cidadania.", ressaltou Augusto Vianna Lopes.
A aposentada Laudelina Ferreira foi uma das pessoas que buscou informações na tenda da Ouvidoria/MPRJ: "É muito bom ter todos os serviços juntos em um só lugar. Ganhamos tempo e conseguimos resolver tudo de uma vez só", afirmou.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi; a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes e a secretária de Estado de Trabalho e Renda, Kelly Mattos, estiveram no "Circuito do Trabalhador" para prestigiar o evento. Além do MPRJ, vários parceiros como a Defensoria Pública, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), Fundação Leão XIII e Supervia ofereceram serviços gratuitos à população, como emissão de documentos, assessoria jurídica, cadastramento para vagas de emprego e de cursos profissionalizantes.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)