Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta quinta-feira (27/04), alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Carioca, para uma visita guiada à sua sede. O passeio faz parte do projeto Calçada da Cidadania, uma iniciativa conjunta do MPRJ com a OAB-RJ, o IAB e a Defensoria Pública, que tem como objetivo apresentar o sistema judicial para estudantes do ensino médio e fundamental das redes públicas e privadas.
A visita desta quinta-feira foi comandada pela idealizadora do projeto, Nataraj Trinta, historiadora do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ). O passeio começou na Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB), passou pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), pela Defensoria Pública e terminou na sede do MPRJ.
Na visita ao MP, os alunos foram à Praça Procurador-Geral de Justiça Hermano Odilon dos Anjos, onde realizaram atividades relacionadas a direitos e deveres dos cidadãos. Depois, visitaram o corredor cultural, onde viram exposições e ouviram uma mensagem do procurador de Justiça Márcio Klang, coordenador do CDM/MPRJ. Ainda no corredor cultural, Leonardo Braga, falou sobre a Ouvidoria do MPRJ, estrutura da qual é supervisor. Por fim, a guia da visita, Nataraj Trinta, discorreu sobre os três poderes e mostrou aos alunos a beca usada por promotores de Justiça.
Monica Cristina, coordenadora pedagógica da escola municipal que acompanhou o passeio, considerou a visita à sede do MP muito proveitosa para os alunos. “É importante demais, pois eles estão entrando em contato com essa parte de legislação e de direitos de uma forma simplificada. Para nós, coordenadores e professores, é muito bom ver que eles estão participando ativamente. Às vezes, na escola, a gente não se dá conta, mas chegando numa atividade como essa, a gente percebe que está valendo a pena. Eu acredito que é um momento muito bacana, pois é informativo e, ao mesmo tempo, lúdico“, avaliou.
A historiadora do Centro de Memória, e outros representantes da OAB/RJ e da Ouvidoria, já haviam visitado anteriormente esses mesmos alunos na Escola Municipal Cívico-Militar Carioca, no dia 11/04 e 18/04, para conversas com a escola e palestras com os alunos. As visitas são complementares e integram o Projeto Calçada da Cidadania.
“O projeto é composto por duas visitas à escola e uma visita dos estudantes às instituições, com o objetivo de torná-las mais próximas desse jovem. Eles chegam curiosos para conhecer quem está trabalhando, quais são as funções e como que se faz para se tornar promotor ou procuradora. Assim, entendem melhor as divisões dos poderes e onde a instituição se enquadra dentro da esfera jurídica. Então, a gente trabalha com a perspectiva da educação para uma efetiva ação cidadã e aproximamos os estudantes e as escolas das atividades do MP e das outras Instituições parceiras”, disse a historiadora do Centro de Memória, Nataraj Trinta.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)