Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) esteve, na sexta-feira (26/05), em Cabo Frio, na Região dos Lagos, para apresentar o sistema judicial a alunos do Ensino Médio da rede municipal que integram o programa Parlamento Juvenil. O projeto Calçada da Cidadania, idealizado por Nataraj Trinta, historiadora do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ) e por Aderson Bussinger, coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), tem participação do MPRJ, OAB-RJ, Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
“Trabalhamos pedagogicamente com um público jovem de identidades étnicas e de gênero variadas, e distintas orientações religiosas. Procuramos sensibilizá-los sobre o que é a cidadania, a divisão de poderes no Estado, e as atribuições de cada instituição. É uma maneira lúdica e atrativa de entender como e quando devemos acionar o MPRJ, a Defensoria Pública, a OABRJ e o IAB para a garantirmos os direitos e deveres individuais, coletivos e o bem comum”, ressaltou Nataraj Trinta.
Na visita à Câmara Municipal de Cabo Frio estiveram presentes a procuradora de Justiça Patrícia Leite Carvão, coordenadora-geral da Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana (COGEPDPH/MPRJ); a promotora de Justiça Mônica Rodrigues Cuneo, titular da Promotoria de Justiça de Família de Cabo Frio e coordenadora do CRAAI Cabo Frio; Nataraj Trinta, historiadora do CDM/MPRJ; André Luiz de Souza Cruz, gestor técnico do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ); a Defensora Pública Susana Karin Dias e as advogadas Adriana Pina e Ana França, representantes da OAB-RJ.
Os estudantes se mostraram muito interessados no projeto e puderam fazer perguntas, tirar dúvidas e adquirir novos conhecimentos sobre o sistema judicial. Para a procuradora de Justiça Patrícia Leite Carvão, essa é uma ótima oportunidade para apresentar aos alunos temas importantes e que fazem parte do dia a dia de todos:
"O Projeto Calçada da Cidadania faz com que os jovens possam desde cedo ampliar o olhar para a sociedade onde se encontram inseridos, através do contato com temas relevantes para a formação de uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais plural. Através de uma linguagem acessível eles são apresentados à temas como racismo, diversidade, cultura de paz e sobre o próprio conceito de democracia. Além disso é uma oportunidade também de apresentarmos e explicarmos um pouco mais o trabalho do Ministério Público, tanto na esfera judicial como na extrajudicial ", disse Patrícia Leite Carvão.
Visita ao MPRJ
Como desdobramento, os estudantes estiveram na quarta-feira (31/05), na sede do MPRJ para uma visita guiada pela Instituição. A visitação foi comandada pela idealizadora do projeto Nataraj Trinta, e pelos procuradores de Justiça Patrícia Leite Carvão e Márcio Klang, coordenador do CDM/MPRJ e co-idealizador do projeto. O passeio começou no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), passou pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB), pela Defensoria Pública e terminou na sede do MPRJ. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Corredor Cultural Promotor de Justiça Stênio Lutgardes Neves do Centro de Memória e tirar dúvidas sobre a Instituição.
A diretora do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Cabo Frio, Margareth Alves, falou sobre a importância da visita para os alunos: “É crucial que os estudantes tenham esse contato e aprendizado com instituições e órgãos como o MPRJ, que são importantes para nossa proteção civil e democrática. Então, é uma experiência impagável” destacou.
Calçada da Cidadania
As escolas interessadas em participar da visitação ao corredor cultural do MPRJ e do projeto Calçada da Cidadania podem entrar em contato com o Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior através do telefone (21) 993528197 ou do e-mail: memoria.secretaria@mprj.mp.br.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)