Notícia
Notícia
Alunos da Escola Municipal Cívico-Militar Carioca, no bairro do Rocha, na Zona Norte, participaram, nesta terça-feira (18/04), do projeto Calçada da Cidadania, que tem como objetivo apresentar o sistema judicial a estudantes através de um programa conjunto entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e a Defensoria Pública.
Idealizadora do projeto, Nataraj Trinta, historiadora do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), abriu a palestra, que contou com a participação de André Luiz de Souza Cruz, gestor técnico do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID/MPRJ); de Ingrid Wachsmuth, servidora da Ouvidoria/MPRJ; do defensor público Henrique Guelber; e dos representantes da OAB Mário Nilton Leopoldo e Adriana Pina.
“Os estudantes são muito sensíveis a todo o cenário político e social, e quanto mais as instituições explicam que a cidadania é um conjunto de deveres e direitos, mais eles se sentem responsáveis e podem buscar nas instituições o auxílio para as lutas que eles vão encontrar diariamente. É uma relação que depende da educação, mas não uma educação formal, uma educação paradidática e multidisciplinar", afirmou Nataraj Trinta.
Os estudantes do 9° ano do ensino fundamental assistiram às palestras e aprenderam sobre as diferentes estruturas voltadas ao atendimento e prestação de serviços à população. "Gostei muito de saber que existe uma ouvidoria onde podemos denunciar o que está errado. Também precisamos conhecer nossos direitos e deveres. Aprendi bastante hoje", disse Manuela Oliveira, de 14 anos.
Diretor-geral da escola, Marcelo Vidal também fez uma avaliação positiva do projeto. "Eu não acredito em uma educação que não seja cidadã. O projeto, unindo essas instituições do poder público e levantando a questão da cidadania é algo muito importante, mostra para os alunos que o respeito é fundamental e é assim que vamos construir uma sociedade de fato”, afirmou o educador.
Calçada da Cidadania
O projeto Calçada da Cidadania apresenta o sistema judicial aos estudantes das redes pública e privada. Formulado em conjunto pelo MPRJ, a OAB-RJ, IAB e Defensoria Pública, o programa orienta sobre a atuação de cada um desses agentes e seu papel institucional. Os alunos dos ensinos fundamental e médio são convidados a conhecer a sede das instituições, em um circuito que inclui conversas com profissionais especializados, visita a exposições, exibição de filmes e atividades lúdicas. Um passeio que, além de complementar as atividades de sala de aula, ajuda a formar cidadãos conscientes.
As escolas interessadas em participar da visitação ao corredor cultural do MPRJ e do projeto Calçada da Cidadania podem entrar em contato com o Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior através do telefone (21) 993528197 ou do e-mail: memoria.secretaria@mprj.mp.br.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)