Notícia
Notícia
O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (AMPERJ), procurador de Justiça Claudio Henrique da Cruz Viana, recebeu, nesta quarta-feira (14/12), Dia Nacional do Ministério Público, a Medalha Tiradentes, a mais importante condecoração do legislativo fluminense. A medalha foi entregue pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano e pelos filhos de Claudio Henrique, Antonio e Henrique, em solenidade realizada no Plenário da Alerj. A honraria é concedida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro a pessoas que prestaram serviços relevantes à causa pública.
“Para um membro do Ministério Público, ser homenageado pela Casa do povo e da democracia, é motivo de muito orgulho. A Constituição Federal incumbiu ao Ministério Público a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais intransponíveis. Nossa legitimidade emerge da constituição, das leis oriundas do parlamento, democraticamente eleito, e que deve trabalhar pelo interesse público. Ministério Público e parlamento fortes e independentes são inimigos dos que se opõem à democracia. E preciso dizer também que receber a homenagem, no dia de hoje, como já foi ressaltado, é algo muito especial. Dia em que comemoramos o Ministério Público”, ressaltou Claudio Henrique da Cruz Viana.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos; o corregedor-geral do MPRJ, Ricardo Ribeiro Martins; o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo da Silva Lima Neto; o vice-presidente da AMPERJ, Dennis Aceti; a procuradora de Justiça Luiza Thereza Baptista de Mattos; a promotora de Justiça Gláucia Santana; o desembargador do TJRJ, José Muiños Piñeiro Filho; e o deputado estadual Noel de Carvalho também compuseram a mesa da solenidade. O subprocurador-geral de Justiça de Relações Institucionais e Defesa de Prerrogativas do MPRJ, Marfan Martins Vieira, promotores e procuradores de Justiça estiveram presentes.
“Conheço o Claudio Henrique praticamente desde que entrei no Ministério Público e ele sempre foi um promotor de Justiça muito aguerrido, um lutador, que honrou as tradições do MP na sua luta, nas causas. Compartilhamos angústias e alegrias. Pude testemunhar o seu trabalho e, hoje, ele nos representa muito bem. Seu papel, Claudio Henrique, tem sido decisivo, importantíssimo, não só aqui no Rio de Janeiro, mas em Brasília também. Acompanhei, quando procurador-geral, e também através dos inúmeros amigos que temos em Brasília, na CONAMP, no CNPG, nas várias instâncias, e todos são unânimes em valorizar e enaltecer o trabalho realizado na defesa da nossa classe e na defesa da nossa instituição. Por isso, todos nos sentimos orgulhosos pelo fato de você estar recebendo essa homenagem em uma data tão especial”, disse Luciano Mattos.
“Me sinto gratificado e honrado em poder realizar essa merecida homenagem ao procurador de Justiça e presidente da AMPERJ pelo valor do trabalho que ele vem desenvolvendo. O Ministério Público desempenha um papel fundamental na defesa dos mais altos valores sociais e da ordem jurídica”, afirmou André Ceciliano.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)