NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
PGJ visita mais seis municípios do interior e realiza reunião para aproximação e melhoria no atendimento às demandas locais
Publicado em Wed Jun 01 07:38:56 GMT 2022 - Atualizado em Wed Jun 01 12:35:57 GMT 2022

O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, visitou, nesta terça-feira (31/05), as Promotorias de Justiça de Maricá, Saquarema, Araruama, Rio Bonito, Itaboraí e Niterói. Esse é o terceiro encontro de um roteiro de viagens pelo interior do estado que tem como objetivo debater questões regionais e recolher as demandas locais, aproximando ainda mais o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) da sociedade. Ao final do dia, Luciano Mattos reuniu-se com mais de 50 promotores de Justiça, na sede do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) Niterói, onde também estiveram presentes promotores de São Gonçalo. No encontro, Luciano Mattos apresentou ferramentas desenvolvidas pela própria instituição para otimizar a atuação do promotor de Justiça.  

“É uma alegria imensa voltar à minha comarca e, agora, com o propósito de dialogar sobre questões da administração e tudo aquilo que envolve a nossa qualidade de vida institucional e pessoal. Muitas vezes, no dia a dia, focados nas nossas demandas e processos não nos damos conta de como a demanda externa está crescendo, e que precisamos nos estruturar ainda mais para atender a sociedade. Os tempos são difíceis e precisamos dialogar internamente”, declarou Luciano Mattos na abertura da reunião.  

Uma equipe da Secretaria-Geral de Planejamento Institucional apresentou o projeto Racionalizar, que tem a premissa de integrar a gestão de forma a alcançar melhores resultados. De iniciativa do PGJ, o Racionalizar busca promover meios de tornar mais eficientes as funções do MPRJ, oferecendo condições para que as Promotorias e Procuradorias de Justiça atuem de forma mais efetiva, focadas em resultados e aptas a apresentar respostas mais rápidas às demandas da sociedade. Os servidores Andreia Rodrigues da Silveira, Marcos Vinícius Rebello, André Oliveira Herdy da Silva, Fellipe Figueiredo Silva e Ricardo Dias também detalharam aos membros outras ferramentas como o Parquet Digital e Gestão de Território, bem como as estratégias do Plano Geral de Atuação (PGA) de Segurança Pública. Durante a apresentação, os promotores esclareceram dúvidas e contribuíram com sugestões para aprimorar o funcionamento das plataformas.  

Luciano Mattos foi enfático ao falar sobre o futuro. “Temos que mudar nossa vida, ter um conceito mais amplo de gestão. Temos que refletir sobre o que estamos fazendo. É fundamental termos essa compreensão para entregarmos resultados melhores”, resumiu.  

O procurador-geral de Justiça também ressaltou a importância da divulgação da atuação das Promotorias de Justiça. Na ocasião, o assessor-chefe da Coordenadoria de Comunicação Social do MPRJ (Codcom/MPRJ), jornalista Paulo Roberto Araújo, falou sobre o contato que os assessores de comunicação do MPRJ têm feito com os promotores de Justiça em busca de notícias de interesse coletivo, e colocou a Codcom à disposição dos membros, inclusive para o envio de sugestão de pautas pelo e-mail codcom@mprj.mp.br.  Também foram apresentadas as mudanças promovidas recentemente nas redes sociais do MPRJ com o objetivo de aproximar o  cidadão da instituição.

Coordenadora do CRAAI Niterói, a promotora de Justiça Jacqueline El-Jaick Rapozo ressaltou a importância do encontro. “Estivemos reunidos com o nosso PGJ que nos trouxe informações valorosas de programas que serão de suma importância para o nosso trabalho diário, ferramentas que já estavam à nossa disposição, mas que eram desconhecidas por alguns membros e novidades que deverão ser implementadas em breve com a finalidade de facilitar e tornar mais seguro o exercício da função ministerial”.  

Para a coordenadora do CRAAI São Gonçalo, promotora de Justiça Danielle Silva de Carvalho, o encontro da administração superior com os promotores de Justiça do interior do estado reforçou a necessidade de trabalhar com mais uniformidade e de forma mais eficiente. “Estamos vivendo um período de escassez orçamentária e esses encontros frisam a necessidade de se trabalhar de forma mais integrada para atingir melhores resultados, ainda que com menos recursos”, destacou.    

Pela administração superior participaram da reunião o secretário-geral, Dimitrius Viveiros Gonçalves, o coordenador-geral de Atuação Coletiva Especializada, David Francisco de Faria, e a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Políticas Institucionais, Ediléa Gonçalves dos Santos Cesário.  

Nos dias 17 e 18 de maio, Luciano Mattos visitou as sedes do MP em dez municípios da região Norte Fluminense, da Baixada Litorânea e Região dos Lagos. Houve encontros com promotores em Macaé, Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. 

Por MPRJ

pgj
craai niteroi
luciano mattos
visitas ao interior do estado
promotorias locais
641 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar