NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
Rio de Janeiro
Membros do MPRJ presidem painéis no XX Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente, no Espírito Santo
Publicado em Fri Apr 29 16:18:17 GMT 2022 - Atualizado em Fri Apr 29 18:57:33 GMT 2022
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, de 26 a 28 de abril, do XX Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente, promovido pela Associação Brasileira dos Membros do MP de Meio Ambiente (Abrampa). O encontro, desdobrado em painéis e oficinas práticas simultâneas, teve por objetivo fomentar o debate e estimular a pesquisa e o estudo dos institutos de Direito Ambiental com resultados práticos para a atuação do MP. A edição deste ano ocorreu na cidade de Vitória, no Espírito Santo.  
 
Na manhã de quarta-feira (27/04), o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, promotor de Justiça Vinícius Lameira Bernardo, presidiu o painel que debateu a emergência climática e a interface com o controle da qualidade do ar. À tarde, o coordenador do Grupo Temático Temporário para Garantia de Segurança Hídrica (GTT Segurança Hídrica/MPRJ), promotor de Justiça José Alexandre Maximino, presidiu um painel sobre crise hídrica. O coordenador do Grupo Temático Temporário criado para acompanhar a promoção de iniciativas estratégicas e coordenadas para a universalização do acesso e a efetiva prestação dos serviços de esgotamento sanitário no Estado do Rio de Janeiro e nos Municípios, Murilo Nunes de Bustamante, palestrou no painel sobre o novo marco do saneamento. 
 
Participaram ainda a assessora-chefe de Recursos Constitucionais Cíveis, procuradora de Justiça Inês da Matta Andreiuolo, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e Ordem Urbanística (CAO Meio Ambiente/MPRJ), promotora de Justiça Patrícia Gabai, e os promotores de Justiça Lucas Fernandes Bernardes e André Constant Dickstein. Durante o evento, os doutores André, José Alexandre, Patrícia Gabai e Vinícius Lameira foram eleitos para os cargos de diretor-geral da Escola Nacional, diretor de Planejamento, vice-diretoria e diretor Acadêmico da região Sudeste, respectivamente.
 
Também foram debatidos temas como Avaliação da Conjuntura Ambiental Brasileira; Matrizes Energéticas: Impactos e Desafios; Resíduos Sólidos e Logística Reversa; Direito à Cidade: Habitação de Interesse Social, Transporte e Mobilidade; Grandes Desastres: A Repactuação do Rio Doce e seus Desmembramentos; Unidades de Conservação de Proteção Integral: Desafios para a sua Proteção e Implementação; Projeto Justiça Socioambiental na América Latina; Abrampa em Ação: Projetos Ambientais em Andamento.  
 
Por MPRJ
abrampa
meioambiente
congressobrasileiro
217 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar