Notícia
Notícia
A Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ) celebra, nesta quinta-feira (23/09), o dia do Mediador de Conflitos. Criada pela Lei Estadual nº 8293/2019, a data comemorativa tem o objetivo de ressaltar a importância das práticas autocompositivas e do mediador, profissional dedicado à construção de consensos e administração de conflitos.
A CEMEAR está com uma nova estrutura, compondo a Coordenadoria-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana. Os mediadores atuam a partir de solicitação das Promotorias de Justiça, apoiando o trabalho desses órgãos através de uma atuação especializada nos métodos consensuais e nas práticas restaurativas. Destacam-se as situações envolvendo cuidados com a pessoa idosa e seus familiares; casos de adolescentes envolvidos em ato infracional; conflito entre casais e os cuidados da criança, dentre outros.
A Coordenadoria de Mediação do MPRJ esteve na vanguarda dos processos de estruturação de um espaço específico dedicado aos métodos autocompositivos e teve a oportunidade de compartilhar sua experiência para a criação de órgãos similares em Ministérios Públicos de outros Estados. Também expandiu a implantação de núcleos de práticas autocompositivas para o interior do Estado, iniciativa temporariamente interrompida pela pandemia de COVID-19.
Neste dia, a CEMEAR aproveita para congratular todos os mediadores e facilitadores que dia a dia se empenham na condução de processos colaborativos e que buscam a satisfação das necessidades de todos envolvidos no conflito, na prevenção destes e na restauração das relações.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)