Notícia
Notícia
Notícia
MPRJ e DEGASE realizam atividade para ouvir jovens em cumprimento de medidas socioeducativas
Publicado em Tue Dec 21 08:24:26 GMT 2021
- Atualizado em Tue Dec 21 08:24:16 GMT 2021
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ) em parceria com a Núcleo Central de Justiça Restaurativa (NCJR) do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), realizou, quinta-feira (16/12), uma atividade de prática circular com adolescentes em internação provisória no Centro de Socioeducação Gelso de Carvalho Amaral (CENSE) Maria Luiza, com a proposta de saber a avaliação dos adolescentes sobre os atendimentos individuais realizados no decorrer deste ano.
Durante a dinâmica, mediada pelos facilitadores de diálogo do CEMEAR/MPRJ, os adolescentes demostraram a necessidade da promoção de mais momentos e espaços de troca e escuta, no qual todos possam se expressar sem serem ou se sentirem julgados, bem como o fortalecimento da autoestima dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
A utilização das técnicas de práticas restaurativas propicia um espaço de acolhimento e escuta empática aos jovens que estão em privação de liberdade. Atualmente os atendimentos individualizados acontecem às segundas-feiras, em duplas, na modalidade virtual e compostos prioritariamente por um integrante de cada uma das equipes. Em média, dez adolescentes passam pelo projeto semanalmente. A parceria entre a CEMEAR/MPRJ e o NCJR ocorre com o intuito de transferência de conhecimento entre as estruturas e a promoção de Práticas Restaurativas no ambiente da Socioeducação.
O projeto se iniciou pela iniciativa da titular da 2ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude Infracional da Capital, promotora de Justiça Gabriela dos Santos Lusquiños, em razão da suspensão das visitas decorrentes do contexto de pandemia da COVID-19 .
Por MPRJ
201
VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)
(Dados coletados diariamente)
Notícias Relacionadas
Infância e Juventude
23/05/2022
MPRJ realiza mapeamento de unidades socioeducativas do Degase para verificar pontos não cobertos pelas câmeras de monitoramento
Mediação de Conflitos
11/12/2019
MPRJ participa do 2° Seminário sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa
Mediação de Conflitos
23/09/2021
CEMEAR/MPRJ celebra o Dia do Mediador de Conflitos
Infância e Juventude
28/07/2022
Força-Tarefa obtém mais um afastamento de agente socioeducativo autor de violência institucional em Unidade Socioeducativa do Degase