Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Teresópolis, participou, do 1º Encontro Estadual de Guardas Municipais do Rio de Janeiro em Guapimirim, que acontece do dia 23 a 27 de agosto, no auditório da Prefeitura de Guapimirim. O objetivo do encontro foi o de capacitar os agentes para as ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha e atender os chamados com excelência, garantido todas as medidas de proteção para as mulheres vítimas de violência doméstica.
Em sua palestra, a titular da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Teresópolis, promotora de Justiça Carla Tereza Cruz, salientou a importância de os órgãos de segurança municipais serem capacitados e sensibilizados para atendimento a mulheres vítimas de violência, já que, pelo grande número de crimes no âmbito da Lei Maria da Penha, muitas das vezes os guardas municipais lidarão com tais vítimas.
"É fundamental que todas as instituições entendam que os delitos cometidos no âmbito familiar fragilizam imensamente as mulheres, pois ocorrem de forma reiterada e no ambiente em que elas deveriam se sentir mais seguras, bem assim atingem com frequência crianças que presenciam as agressões físicas e psicológicas. Logo, tais vítimas precisam ser ouvidas e acolhidas a fim de se sentirem seguras para relatarem os crimes na delegacia e, posteriormente, na justiça," disse a promotora.
O Município de Guapimirim se prepara para lançar em breve o programa “Mulher Mais Segura”, que consiste em preparar uma viatura e agentes para coibir ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha e para atuar na proteção constante de mulheres. O programa tem como parceiro a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar. Participam do programa “Mulher Mais Segura” representantes dos municípios de Guapimirim, como anfitrião do projeto, Magé, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Tanguá, Sumidouro, Seropédica, Mesquita, São Gonçalo e Vassouras.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)