Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) nomeou nesta terça-feira (15/12) a sede do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de São Gonçalo como 'Edifício Procurador de Justiça Marcellus Polastri Lima', em homenagem ao procurador falecido em fevereiro de 2019. Na data foi inaugurado letreiro de identificação no lado externo do edifício-sede, além de um quadro com uma gravura em grafite do procurador Marcellus Polastri no lado interno da entrada principal.
A solenidade de inauguração ocorreu com a presença apenas de familiares, mas foi transmitida pela internet, em atenção aos protocolos de prevenção de contágio pela Covid-19. A subprocuradora-geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais, Ediléa Gonçalves, descerrou a placa junto com Natalia Polastri, Marianna Polastri e Renata Polastri, respectivamente filhas e viúva do homenageado.
A subprocuradora-geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais, Ediléa Gonçalves, descerrou a placa junto com Natalia Polastri, Marianna Polastri e Renata Polastri, respectivamente filhas e viúva do homenageado.
Natália Polastri comentou sobre a vida do pai e falou sobre a alegria de ver essa homenagem em sua memória. "O MP do Rio de Janeiro foi uma grande parte da vida do meu pai. Na minha lembrança, uma boa parte dos momentos que vivi com ele estão relacionados ao MP, momentos em seu gabinete, nas homenagens recebidas. O MP realmente é uma grande parte da vida do meu pai e é uma alegria ver que, mesmo em memória, ele ainda hoje é parte do Ministério Público", disse Natália.
Também prestou homenagem a viúva de Marcellus, Renata Polastri, que descreveu qualidades e sua admiração. "Resumo em uma palavra: brilhante. Tanto na vida pessoal, quanto na profissional e acadêmica", disse Renata.
A subprocuradora-geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais, Ediléa Gonçalves, destacou a trajetória e o reconhecimento de Marcellus Polastri dentro do Ministério Público. "É uma grande honra representar o procurador-geral de Justiça, dr. Eduardo Gussem, nessa cerimônia de inauguração do letreiro e da placa em homenagem ao querido e saudoso professor, dr. Marcellus Polastri, de quem tive a honra de ser aluna e depois colega no MP", disse Ediléa, que complementou: "Essa placa é um singelo reconhecimento pelo brilhante trabalho desenvolvido pelo dr. Marcellus Polastri, que sempre dedicou-se ao Ministério Público com muito amor. Um verdadeiro exemplo para promotores e procuradores de Justiça".
A coordenadora do CRAAI São Gonçalo, promotora de Justiça Danielle de Carvalho, ressaltou a satisfação com a homenagem. "Fiquei muito feliz com a homenagem, espero muito que a energia e o amor dele pelo Ministério Público inspirem e contagiem todos os dias os servidores e promotores que trabalham neste prédio."
A solenidade desta terça-feira é uma das homenagens realizadas esta semana em comemoração ao Dia Nacional do MP, celebrado anualmente em 14 de dezembro. Veja aqui a programação
Carreira
Nascido em 10 de maio de 1955, na cidade mineira de Caratinga, Marcellus Polastri Lima ingressou no MPRJ em 14 de dezembro de 1987, para exercer o cargo de promotor de Justiça de 2ª Categoria, tendo sido inicialmente lotado na Promotoria de Justiça da Comarca de Miracema. Houve passagens também pelos municípios de Macaé, Itaguaí, São Gonçalo e Niterói, além da capital fluminense.
A promoção para o cargo de procurador de Justiça ocorreu em 1º de novembro de 2001. Na sequência, atuou na Assessoria de Investigação Penal da Procuradoria-Geral de Justiça , no Gabinete do PGJ, como assistente da Assessoria Criminal, na 1ª Procuradoria de Justiça junto à 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio e na Assessoria de Recursos Constitucionais. Em 17 de janeiro de 2017, foi designado para exercer a função de assistente da Assessoria de Recursos Constitucionais Criminais.
Conquistou, em 1989, prêmio no Concurso de Trabalhos Jurídicos do IX Concurso do MPRJ, na Área de Direito Penal. Em 2011, foi agraciado com o Colar do Mérito do Ministério Público, pelos relevantes serviços prestados à Instituição.
O procurador de Justiça era também professor-doutor da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) na graduação e no curso de Mestrado em Direito Processual, além de professor da pós em Ciências Penais do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ). Era autor de livros e artigos jurídicos, sobretudo nas áreas de Direito Processual Penal e Direito Penal, nas quais era considerado referência nacional.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)