Notícia
Notícia
O Ministério Público Eleitoral (MPE), por meio da promotora de Justiça Miriam Lahtermaher, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias Eleitorais do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Eleitoral/MPRJ), participou neste sábado (14/11) de reunião preparatória, organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ), antes das eleições municipais de domingo (15/11). No encontro, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar foram discutidos os últimos detalhes operacionais do pleito.
Para a coordenadora do CAO Eleitoral/MPRJ, a reunião foi muito proveitosa pois estiveram presentes as instituições que terão atuações relevantes durante o processo eleitoral. “O encontro serviu para esclarecer o papel de cada ator envolvido no pleito. O MPE estará presente em cada zona eleitoral através de um promotor apto a realizar todas as demandas judiciais que se fizerem necessárias. Os membros foram orientados em relação às irregularidades mais frequentes no dia da eleição, atentando-se, ainda, para novas circunstâncias que possam surgir em função da pandemia do coronavírus. Nosso principal trabalho será o de garantir aos eleitores um voto livre de interferências”, destacou Miriam.
Também participaram da reunião o presidente do TRE-RJ, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, o vice-presidente do TRE-RJ e corregedor regional eleitoral do estado do Rio, desembargador Cláudio Dell’Orto, a chefe da Procuradoria Regional Eleitoral no estado do Rio (PRE/RJ), procuradora de Justiça Silvana Batini, o secretário de Estado de Polícia Civil, delegado Allan Turnowski, o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Rogério Figueiredo, e representantes das Forças Armadas, das Polícias Federal e Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal.
O desembargador Cláudio Brandão de Oliveira explicou o objetivo da reunião. “Estivemos aqui hoje para acertar com as instituições ligadas ao pleito os últimos detalhes para que possamos proporcionar aos eleitores do estado um ambiente seguro de votação, de maneira que eles possam exercer seu direito ao voto da forma mais tranquila possível”, afirmou o presidente do TRE-RJ.
Após o encontro, os participantes concederam uma coletiva de imprensa, onde responderam a perguntas de jornalistas. De acordo com os secretários de Estado de Polícia Militar e de Polícia Civil, o efetivo total de ambas as corporações estará envolvido no processo eleitoral deste domingo.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)