Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis e do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ), promoverá, na próxima segunda-feira (27/07), treinamento sobre os diferentes testes para COVID-19 oferecidos em Petrópolis e sobre a atuação da atenção primária à saúde no rastreio e testagem de pacientes. O treinamento será telepresencial e terá como público alvo os conselheiros de Saúde de Petrópolis.
De acordo com a promotora de Justiça Vanessa Katz, a iniciativa surgiu após reunião entre o MPRJ, MPF e o Conselho Municipal de Saúde de Petrópolis. Na ocasião, o Ministério Público ressaltou a importância de um protocolo com estratégias claras para os testes que estão sendo aplicados na cidade, com priorização da atuação da saúde da família na identificação de novos casos. “O Conselho Municipal de Saúde, enquanto esfera de controle social, precisa estar envolvido na discussão sobre os objetivos e métodos de testagem no Município, tanto pela importância sanitária, como em função do custo do programa”, disse a promotora de Justiça Vanessa Katz.
Com o objetivo de envolver toda a sociedade petropolitana, o MPRJ também deu início a tratativas com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal para a realização de uma audiência pública sobre as estratégias de testagem na cidade.
No dia 04/07, o MPRJ e o MPF ajuizaram ação civil pública na Justiça Federal com o objetivo de obter o aumento da testagem no Município de Petrópolis, através da realização de inquérito sorológico e de rastreio na Atenção Primária à Saúde.
(Dados coletados diariamente)