Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC/MPRJ), cumpriu, nesta quinta-feira (07/05), cinco mandados de prisão preventiva contra investigados de integrar uma organização criminosa estruturada para obter vantagens em contratos emergenciais, com dispensa de licitação, para a aquisição de ventiladores/respiradores pulmonares necessários para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus nos hospitais do Estado. Também foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, todos os endereços na capital.
A ação batizada de Operação Mercadores do Caos contou com apoio do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Sonegação Fiscal e aos Ilícitos contra a Ordem Tributária (GAESF/MPRJ), de agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Delegacia (DELFAZ). O material apreendido servirá para instruir as próximas etapas da investigação que está em andamento.
Há sigilo judicial decretado, razão pela qual não é possível prestar mais informações no momento sobre as medidas ajuizadas e sobre as apurações.
Atualização
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do através do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (GAECC/MPRJ), obteve junto à Justiça requerimento de autorização de utilização de bens apreendidos na operação Mercadores do Caos, realizada nesta quinta-feira (07/05). Foram encontrados 25 respiradores/ventiladores mecânicos na sede de uma das empresas com mandado de busca expedido, a ARC FONTOURA INDÚSTRIA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA, os quais, após autorização judicial, foram entregues à Secretaria Estadual de Saúde. O secretário será intimado pela Justiça para ciência da decisão e imediata efetivação, segundo critérios próprios da Administração Pública, da autorização para a utilização dos produtos.
Até o fim da manhã, quatro pessoas foram presas, entre elas, Gabriell Carvalho Neves Franco dos Santos, Gustavo Borges da Silva, Cinthya Silva Neumann e Aurino Batista de Souza Filho. Todos foram levados para a Cidade da Polícia.
O quinto alvo, Glauco Octaviano Guerra foi preso na manhã desta sexta-feira (08/05), em Belém/PA, por agentes da Polícia Federal da região, no cumprimento do mandado de prisão expedido pela 1a Vara especializada de Crime Organizado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, relativo à operação Mercenários do Caos. Já foi determinado o recambiamento do preso pela Justiça estadual.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)