Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Laboratório de Inovação (Inova/MPRJ), participou de diligência no início do mês no Hospital Municipal São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, para obter cópia dos bancos de dados e informações dos sistemas de gestão e prestação de serviços da unidade. A iniciativa foi parte do recém-criado projeto Bússola - Gestão Hospitalar. O objetivo da proposta, desenvolvida pelo Inova/MPRJ, é a elaboração de uma nova estratégia de monitoramento dos dados de gestão hospitalar e alertas para os órgãos de execução, fazendo uso de computação em nuvem e tendo por finalidade de contribuir para maior efetividade da atuação das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde.
Os dados foram coletados a partir de requisição encaminhada ao hospital pela 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Volta Redonda, à qual o Inova atua em apoio. Na ocasião, o coordenador do Inova/MPRJ, promotor de Justiça Daniel Lima Ribeiro, e os líderes do projeto, Breno Gouvêa e Matheus Donato, acompanharam e deram suporte técnico ao promotor de Justiça titular da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Volta Redonda, Leonardo Kataoka e à assessora jurídica Mariana de Souza Castro, que também participaram da diligência.
A partir da coleta dos mais de 13 anos de dados obtidos junto ao HSJB, a equipe do Inova/MPRJ irá explorar e processar os dados para a construção de indicadores críticos para o acompanhamento das questões mais sérias, de atenção para o MPRJ. De acordo com Daniel Lima Ribeiro e Leonardo Kataoka, o espírito de parceria que orienta a iniciativa se estende às secretarias de saúde – afinal, prestar um melhor serviço à população deve ser um objetivo compartilhado entre as instituições de controle e todo bom gestor. O secretário municipal de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, por sua vez, concordou com a necessidade de se criar um canal para transmissão em tempo real dos dados incrementais, e reafirmou a vontade de replicar a iniciativa em outras unidades de saúde do município.
Também participaram do encontro o procurador-geral do município, Augusto Cesar Nogueira; o assessor jurídico do Serviço Autônomo Hospitalar (SAH), João dos Prazeres; o diretor administrativo do SAH, Cássio Macedo Pires; a diretora do HSJB e representante administrativa da Organização Social AFNE, Carla Paixão; o gestor de Assistência Farmacêutica e Logística da AFNE, Bruno Resende; e o coordenador de Tecnologia da Informação, Nicholas Cartolano.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)