Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) sediou nesta terça-feira (27/08), em seu auditório, o VI Encontro Estadual dos Conselhos Escolares, que teve como tema “Gestão Democrática e Participação: Desafios e Reflexões”. Organizado pelo Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE-RJ), o evento contou com o apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ) e do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), e teve por objetivo discutir o papel dos conselhos escolares no aperfeiçoamento do ensino público e a importância da participação da sociedade na gestão da Educação.
Compondo a mesa de abertura do encontro, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, elogiou o engajamento da comunidade educacional, que lotou o espaço, e reforçou o papel do MPRJ na discussão sobre o tema. “É muito importante receber um evento como esse porque estamos vendo o MPRJ se reposicionar. Antes, tínhamos uma atuação passiva, esperando o processo para podermos atuar. E estamos caminhando, hoje, para um papel resolutivo e preventivo, nos antecipando e propondo soluções. Um exemplo é a nossa interlocução com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), aqui representado pela sua presidente, Marianna Montebello Willeman. Antes passávamos de cinco a dez anos aguardando por informações do corpo instrutivo do órgão e, após expressarmos à doutora Mariana a importância destes dados chegarem de maneira mais rápida, eles agora estão disponíveis online, melhorando a eficiência e a efetividades de nossos atos”, destacou o PGJ.
Além do PGJ e da presidente do TCE-RJ, integraram a mesa de abertura do evento a coordenadora do CAO Educação/MPRJ, Débora Vicente; o diretor do IEP/MPRJ, Leandro Navega; a coordenadora estadual do GAFCE-RJ, Alba Valéria Baensi; o coordenador-geral do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEE-RJ), André Marinho; a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE-RJ), Malvina Tuttman; a oficial de programas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Ana Carolina Fonseca; e o coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Jorge Roberto França.
Veja aqui como foram as palestras do evento.
(Dados coletados diariamente)