Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), realizou nesta terça-feira (06/08) o III Encontro do Fórum de Justiça Restaurativa no Rio de Janeiro, com o tema “Superação Da Violência E Injustiças No Contexto Comunitário E Familiar”.
A mesa de abertura contou com a presença de membros de órgãos públicos e privados, como a facilitadora do CEMEAR/MPRJ, Renata de Assis Cordeiro; o coordenador executivo do CEDECARJ, Pedro Pereira; a Mediadora de Conflitos em Justiça, Alessandra Ramasine; e a coordenadora da PUC Rio, Andrea Mendonça.
O objetivo do III Fórum de Justiça Restaurativa foi propor e implementar práticas restaurativas no sistema de garantia de direitos com foco na socioeducação e, também debater temas como a cultura de paz na educação, superação, violência e injustiça no contexto comunitário familiar reunindo as experiências e profissionais na área da infância e adolescência.
Segundo a procuradora de Justiça Anna Maria Di Masi, coordenadora do CEMEAR/MPRJ), os encontros realizados por meio dos fóruns têm como finalidade disseminar a Justiça Restaurativa, além de promover a articulação com os diversos segmentos da sociedade. "A nossa atuação conjunta com o CEDECA é fruto de uma parceria que colabora para um maior acolhimento e atendimento qualitativo dos assuntos relativos aos adolescentes", explicou a procuradora.
Os participantes aprimoraram sua base de conhecimentos sobre Justiça Restaurativa e foram apresentados às práticas utilizadas pelo CEMEAR/MPRJ para a resolução de conflitos. A construção do Fórum se apoia no principio da participação coletiva. Qualquer pessoa ou instituição pode colaborar participando dos encontros.
(Dados coletados diariamente)