Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), realizou, nestas terça e quarta-feira (28 e 29/05), no auditório do edifício-sede, o “Seminário Internacional de Estudos Interdisciplinares em Deficiência”. Promovido em parceria com o Núcleo de Teoria dos Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ, o primeiro dia do evento promoveu palestras de acadêmicos e juristas de relevância na área dos estudos de deficiências.
Com uma abordagem interdisciplinar, o seminário examinou discussões atuais em torno do tema, sob diferentes perspectivas, com o intuito de compreender melhor as especificidades e singularidades que envolvem a temática. “Trazer um debate como este para nossa casa é importante para que academia e Ministério Público caminhem juntos. Não podemos esquecer que o reconhecimento à integração das pessoas com deficiência não é uma cortesia, é uma necessidade humana vital, ligada à própria ideia de identidade, porque o olhar do outro também nos constitui”, comentou o promotor de Justiça Guilherme Martins, um dos organizadores do evento.
Idealizadora do seminário, a professora da UFRJ Ana Paula Fohrmann lembrou que os estudos de deficiência vão além da dogmática jurídica. “A interdisciplinaridade se faz necessária para compreender como os direitos das pessoas com deficiência vêm sendo corretamente ou equivocadamente interpretados e aplicados ou não pelo mundo jurídico. Há muitos desafios trazidos pelos olhares dos palestrantes”, disse Ana Paula.
Além dos dois organizadores, a mesa de abertura foi composta pelo diretor do IEP/MPRJ, Leandro Navega; pela coordenadora do CAO Cível/MPRJ, Barbara Spier; pela coordenadora do CAO Idoso/MPRJ, Cristiane Branquinho; e pelo diretor da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ Carlos Alberto Bolonha.
Para ler mais sobre o seminário, acesse o conteúdo das palestras
(Dados coletados diariamente)