Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Secretaria-Geral e do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP/MPRJ), vai proporcionar aos membros e servidores uma importante ferramenta de qualificação na área jurídica. Através da aquisição da plataforma digital BID Fórum, serão disponibilizados aos integrantes da instituição, de forma gratuita, diversos títulos de livros, coleções e boletins informativos, além de todos os códigos legislativos em vigência no país e vídeos de eventos e palestras ministrados por nomes destacados do meio jurídico. Essa é mais uma iniciativa de uma administração que, através do uso de novas tecnologias, busca a capacitação de seus colaboradores, pensando na prestação de serviços à população de maneira mais eficiente, rápida e eficaz.
Secretário-Geral do MPRJ, o promotor de Justiça Dimitrius Viveiros acredita que o impacto na qualificação dos servidores é direto. “Com esta contratação, os servidores terão à sua disposição um vasto instrumental teórico de qualidade para que possam incrementar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. A disponibilidade das obras em formato digital alcança a totalidade dos integrantes da instituição”, destaca o secretário-Geral do MPRJ.
Ainda segundo Dimitrius, a medida afetará diretamente os cidadãos. “Acredito que os resultados mais tangíveis com a medida são a ampliação do acesso ao conhecimento por parte dos integrantes do MPRJ e, em consequência disso, o incremento da qualidade do nosso trabalho. Ganham os membros e servidores, ganha a instituição e ganha a sociedade”, destaca.
Para o promotor de Justiça Leandro Navega, diretor do IEP/MPRJ, o papel do órgão, que é responsável pelo Centro de Estudos e Desenvolvimento Funcional do MPRJ, é promover o aprimoramento profissional, técnico e cultural dos membros e servidores, para prestarem serviços cada vez mais qualificados à sociedade. “Por isso, é fundamental o estímulo ao aprendizado contínuo e à busca por conhecimento, o que é facilitado por meio de plataformas digitais como a BID Fórum. É importante ressaltar que todos os nossos colaboradores poderão acessar as inúmeras publicações jurídicas disponibilizadas em diversos formatos e acessíveis de qualquer dispositivo”, destacou.
A editora Fórum, responsável pela BID Fórum, vai disponibilizar diferentes possibilidades de acesso a conteúdo jurídico. No acervo atual estão disponíveis 462 livros distribuídos em cinco séries diferentes, além de 27 periódicos e 22 coleções de revistas do segmento. A facilidade da consulta online é um dos atrativos para que o conhecimento seja mais facilmente disseminado entre os servidores e membros do MPRJ.
“A aposta em ferramentas tecnológicas para promover conhecimento e romper barreiras geográficas já é uma realidade institucional. Então, esta assinatura digital vai ao encontro de outros esforços para alcançar membros e servidores lotados no interior, como a nova plataforma de Ensino a Distância (EAD) que acaba de ser lançada pelo IEP/MPRJ. A medida vai permitir a atualização constante e dinâmica do acervo de nossa Biblioteca e garantir a otimização de espaço físico, além de gerar conveniência para o usuário por ser totalmente digital”, garante Leandro Navega.
Uma novidade é que, de acordo com o promotor de Justiça Leandro Navega, a partir de um termo lançado no mecanismo de busca da plataforma, o próprio sistema cruzará os dados existentes, garantindo uma visão completa sobre o assunto pesquisado. “E, por meio de mecanismos de machine learning, ou seja, aprendizado digital, serão mostrados, ainda, conteúdos relacionados àquela busca, antecipando interesses e expectativas do usuário”, declara o promotor de Justiça.
Além dos títulos disponíveis, que serão atualizados em caso da publicação de novas edições, a plataforma digital vai disponibilizar o BID Fórum / Del Rey, uma parceria das editoras Fórum e Del Rey que permitirá acesso a 49 títulos literários de Direito público e privado. Na seção Informativos, haverá também o Fórum Jacoby de Gestão Pública, publicação diária dedicada à leitura de atualidades da área jurídica, e a ABRADT, fórum de Direito Tributário publicado de forma mensal.
Além disso, está à disposição a Coleção Jacoby de Direito Público, com 17 publicações dedicadas à disseminação da doutrina contida na obra do jurista Jacoby Fernandes. Na Biblioteca Digital Fórum de Vídeos, os servidores poderão assistir a quatro diferentes séries de palestras e eventos, todas com especificação de data, resumo do conteúdo e descrição da forma de citação em caso de utilização em trabalhos ou peças.
O MPRJ Digital é uma série de reportagens que mostra o comprometimento da atual administração em, através da utilização de ferramentas tecnológicas, compreender as necessidades do seu público interno e, desta forma, prestar um serviço mais qualificado à população.
(Dados coletados diariamente)