Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, na tarde desta quarta-feira (01/08), o recém-nomeado controlador-geral do Estado do Rio de Janeiro, (CGE-RJ), Nestor Lima de Andrade. Na ocasião, o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu também o subcontrolador-geral, Rui Cesar dos Santos, e o superintendente de Administração e Finanças da CGE-RJ, Sérgio Clérigo. Participaram ainda a auditora-geral do MPRJ, Ana Luiza Pereira Lima, o gerente e o coordenador de Geoprocessamento do ‘MP em Mapas’, respectivamente Daniel Belchior e Fellipe Figueiredo.
O controlador-geral conheceu a plataforma digital “MP em Mapas” que permite aos cidadãos o acesso a estatísticas e dados georreferenciados das áreas de atuação do Ministério Público referentes ao estado e aos municípios fluminenses, subsidiando o trabalho de promotores e procuradores de Justiça. A partir do cruzamento de informações, algumas geradas pelo próprio MPRJ, outras cedidas por instituições parceiras, é possível ainda elaborar sugestões de políticas públicas mais eficazes. O ‘MP em Mapas’ foi desenvolvido tendo como base a linha de governos abertos, seguindo princípios como transparência, compliance, integridade e participação cidadã, além de tecnologia e inovações.
Durante o encontro, foi anunciada a elaboração de convênio, que será assinado em breve, entre o Laboratório de Análise de Orçamentos e Políticas Públicas (LOPP/MPRJ) e a CGE-RJ, para compartilhamento de dados e atuação colaborativa. “A Controladoria veio preencher um vácuo de natureza administrativa que existia na relação entre o MPRJ e o governo do Estado. Sendo um órgão específico, essa interface mais estreita vai permitir que o monitoramento das finanças públicas, já desenvolvido pelo LOPP, possa ser acompanhado de forma detalhada. A nossa interação direta, numa linha de atuação preventiva, permitirá que medidas sejam tomadas a tempo de evitar desvios e prejuízos ao erário – e não agindo apenas após o dano ser efetivado”, explicou a procuradora Márcia Tamburini, coordenadora do LOPP/MPRJ.
Nestor Lima de Andrade ressaltou a importância da plataforma desenvolvida pelo MPRJ. “Tive meu primeiro contato com o ‘MP em Mapas’ há cerca de um ano e, desde então, fiquei muito interessado. A evolução conquistada neste período foi fantástica, pelo que pude observar na apresentação de hoje. Tive aqui uma visão muito mais aprimorada do nível e da qualidade das informações que estão sendo produzidas para auxiliar na tomada de decisões no MPRJ. A parceria que vamos efetivar, para compartilhamento de dados, vai contribuir em larga escala com a atuação da CGE-RJ. Permitirá uma avaliação aprofundada do contexto do Estado do Rio em termos orçamentários e de atendimento aos cidadãos”, celebrou o controlador-geral do Estado.
(Dados coletados diariamente)