NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
CNMP realiza a 1ª Reunião Ordinária de 2018 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público
Publicado em Wed Apr 11 15:09:27 GMT 2018 - Atualizado em Wed Apr 11 15:27:55 GMT 2018

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), realizou a 1ª Reunião Ordinária de 2018 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG), na segunda (09/04) e terça-feira (10/04), na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília. O FNG tem por objetivo promover o debate, o estudo, a articulação e a implementação das melhores práticas de gestão para as atividades-fim do Ministério Público brasileiro.

O evento foi aberto pelo presidente do CPE/CNMP, Sebastião Caixeta,  que ressaltou a importância de se discutir melhores práticas de gestão para prestar “uma atividade relevante em benefício da sociedade”. Caixeta acrescentou que o FNG terá o desafio de ajudar a construir o Planejamento Estratégico Nacional (PEN) para o período entre 2020-2029 do Ministério Público brasileiro.

O PEN contemplará uma etapa de diagnóstico, que será efetivada por meio de entrevistas, questionários simples e de matriz de prioridades, audiências públicas e encontros regionais. A iniciativa contará com etapas específicas para definição detalhada de indicadores estratégicos nacionais, plano de implantação e modelos de gestão e governança.

Caixeta, que também é conselheiro do CNMP, na terça-feira, apresentou o projeto de elaboração do PEN 2020-2029 na 6ª sessão Ordinária de 2018 do Conselho Nacional. O documento foi aprovado por unanimidade pelo Colegiado.

Entre outros temas discutidos por membros e servidores nos dois dias de trabalho do Fórum estavam as entregas dos produtos dos comitês do CNMP; as discussões dos temas das Ações Nacionais Estruturantes; a eleição de novos coordenadores dos Comitês de Políticas de Representantes da Administração Superior, de Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa ,TI e Comunicação Social; a criação de novos indicadores de medição; a apresentação do diagnóstico da Comunicação do Ministério Púbico brasileiro de 2017; e a preparação de produtos para melhorar a gestão do MP foram temas discutidos por membros e servidores nos dois dias de trabalho do FNG.

Pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro participaram a coordenadora da Coordenadoria de Planejamento Estratégico (COPLE/MPRJ), promotora de Justiça Patricia Silveira Tavares; o secretário de Planejamento e Finanças, Marcelo Vieira de Azevedo; o diretor de Tecnologia da Informação, Alexandre Pacheco; o assessor da diretoria de Gestão Estratégica (DGE/MPRJ), Ricardo de Almeida Dias; a gerente de Desenvolvimento Profissional, Suely Aparecida Nardi e a assessora de imprensa da Coordenadoria de Comunicação Social (CODCOM/MPRJ), Denise Nascimento.

A coordenadora da COPLE, Patricia Tavares, ressaltou a importância  da realização do FNG, na medida em que é um espaço de troca de experiências e de união de esforços rumo a uma gestão mais eficiente em todos os ramos do Ministério Público. Destacando a importância do Planejamento Estratégico Nacional, lembrou que será uma excelente oportunidade para que repensemos o futuro do Ministério Publico Brasileiro, buscando a definição de objetivos e ações estratégias capazes de garantir o fiel e efetivo cumprimento da nossa missão constitucional.

Também participaram do encontro membros Representantes da Administração Superior (RAS) e servidores integrantes dos Comitês de Comunicação, Tecnologia da Informação, Gestão Administrativa, Gestão de Pessoas e Gestão Orçamentária.

cnmp
planejamento estratégico
fórum nacional de gestão
221 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar