NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
MPRJ participa da 15ª reunião plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro
Publicado em Thu Nov 30 09:57:56 GMT 2017 - Atualizado em Thu Nov 30 09:15:45 GMT 2017

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou da 15ª  reunião plenária da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), realizada entre os dias 20 e 24 em Campina Grande, na Paraíba. Além de avaliar as ações desenvolvidas neste ano, no encontro foram definidas 11 ações a serem desenvolvidas no decorrer de 2018 para combater esses crimes.
 
O MPRJ irá colaborar para o desenvolvimento de três ações nacionais: Elaborar e aprovar Plano Nacional de Combate à Corrupção; Propor aprimoramento na gestão de bens apreendidos no processo penal e nas ações de improbidade administrativa; e Consolidar a estratégia para fortalecer a Prevenção Primária da Corrupção. 
 
A subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Cidadania (CAO Cidadania/MPRJ), Glícia Pessanha Viana Crispim, participou do Grupo de Trabalho de Combate à Corrupção durante o evento. “A Enccla é um importante fórum de articulação para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro e que congrega mais de 70 órgãos e instituições. Nesta 15ª Plenária, reputo como principal proposta a elaboração e aprovação do Plano Nacional de Combate à Corrupção. É imprescindível traçar diretrizes e metas para médio e longo prazo, notadamente para que não haja um retrocesso após as conquistas alcançadas. É necessário, ainda, ampliar a participação dos órgãos da esfera estadual nesse fórum” destacou Glícia.
 
A subcoordenadora do CAO Criminal/MPRJ, Roberta Maristela dos Anjos, participou do Grupo de Trabalho de Combate à Lavagem de Dinheiro e destacou a união de esforços para combater o crime. “Relevante verificar o esforço de instituições mais diversas – COAF, Banco Central -  ali unidos, trocando ideias e informações num esforço comum para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Essa troca de informação é de suma importância”, conta a promotora de Justiça.
 
A plenária final resultou, ainda, em duas declarações, uma sobre a necessidade de reforma dos Tribunais de Contas e outra para institucionalizar o Comitê Nacional de Análise de Risco de Lavagem de Dinheiro e de Financiamento ao Terrorismo. 
 
A Enccla foi criada em 2003 com o objetivo de articular órgãos e instituições públicas e privadas que atuam na prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. É composta atualmente por 79 órgãos dos três poderes da República, Ministérios Públicos e da sociedade civil. A Estratégia é coordenada pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

lavagem de dinheiro
combate à corrupção
cao cidadania
enccla
cao criminal
144 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar