Notícia
Notícia
Dez integrantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro foram eleitos, nesta segunda-feira (14/08), para o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. A votação aconteceu das 10h às 17h. Participaram da votação 174 procuradores de Justiça, de um total de 196 aptos a votar.
Dos 15 candidatos na disputa, foram eleitos os procuradores de Justiça Fátima Maria Ferreira Melo (114 votos), Cláudio Henrique da Cruz Viana (106), Márcia Alvares Pires Rodrigues (103), Maria da Conceição Lopes de Souza (97), Patricia Silveira da Rosa (95), Joel Tovil (93), Katia Aguiar Marques Selles Porto (93), Marlon Oberst Cordovil (92), Angela Maria Silveira dos Santos (91) e Dirce Ribeiro de Abreu (76).
Os eleitos integrarão o Órgão Especial no biênio 2018/2019. A posse está marcada para o dia 25 de setembro. Após a proclamação dos eleitos, foram declarados suplentes os procuradores de Justiça Márcia Maria Tamburini Porto (71 votos), Patricia Mothe Glioche Beze (71), Antonio Carlos da Graça de Mesquita (66), Cristiane Bernstein Seixas (60) e Elizabeth Carneiro de Lima (46).
O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça é composto pelo procurador-geral de Justiça Eduardo Gussem, pelo corregedor-geral do MPRJ Pedro Elias Erthal Sanglard, pelos dez procuradores de Justiça mais antigos na classe e por dez procuradores de Justiça eleitos.
Compete ao Órgão Especial, dentre outras funções, dar posse ao procurador-geral de Justiça e à corregedora e propor a criação de cargos e serviços auxiliares, modificações na Lei Orgânica Estadual do Ministério Público e providências relacionadas ao desempenho das funções institucionais.
Integraram a mesa receptora e apuradora da eleição, presidida pela procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea, os procuradores de Justiça Luiza Theresa Baptista de Mattos, Adolfo Borges Filho, Márcio Klang, Antônio Carlos Coelho dos Santos e Anderson Albuquerque de Souza Lima.
O Sistema Eletrônico de Votação (SEV) foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação do MPRJ. Os membros tiveram a opção de votar por meio eletrônico de seus próprios gabinetes ou de qualquer computador com acesso a internet. Seis urnas eletrônicas também foram instaladas na Sala de Sessões dos Órgãos Colegiados, no horário aberto para a votação. Após computado o voto, cada eleitor recebeu a comprovação em seu e-mail funcional.
(Dados coletados diariamente)