Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) elegeu, nesta segunda-feira (05/08), dez integrantes titulares e seis suplentes para o Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça no biênio 2019/2021. Participaram da votação 173 procuradores de Justiça, de um total de 189 aptos, e houve um voto nulo.
Foram eleitos como titulares os procuradores de Justiça Patrícia Glioche (116 votos), Cláudio Henrique da Cruz Viana (107), Patrícia Silveira (105), Pedro Elias Sanglard (104), Ângela Maria Silveira (102), Sumaya Helayel (99), Kátia Selles Porto (98), Maria da Conceição Lopes (96), Maria Luiza de Lamare (79) e Marlon Cordovil (74). Para a suplência do Órgão Especial foram escolhidos os também procuradores de Justiça Dirce Ribeiro (72 votos), Márcia Tamburini (70), Ana Cíntia Lazary Serour (69), Luiz Fabião Guasque (64), Antonio Carlos de Mesquita (47) e Elizabeth Carneiro (30 votos).
A abertura da votação foi realizada pela decana da instituição, procuradora de Justiça Maria Cristina Tellechea, que também exerceu a presidência do pleito. O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, votou presencialmente no início da tarde e destacou a importância do Órgão Especial para a instituição: “A eleição para o Órgão Especial é de extrema relevância para o MPRJ pois o órgão tem o papel de analisar questões muito sensíveis não apenas no aspecto disciplinar, mas também na questão da criação e transformação de órgãos de execução. É um órgão de apoio à administração superior e, além dos membros eleitos, nós temos o decanato que, com a sua qualidade e experiência, auxilia muito a chefia a conduzir a gestão da instituição”, destacou o PGJ.
Na abertura da votação, Maria Cristina Tellechea enalteceu a qualidade dos candidatos. Lembrou que compete ao Órgão Especial, dentre outras funções, dar posse ao procurador-geral de Justiça e à corregedora-geral, criar cargos e serviços auxiliares, modificar a Lei Orgânica Estadual do Ministério Público e outras importantes matérias relacionadas ao desempenho das funções institucionais. “Tenho absoluta certeza de que todos os candidatos se encontram capacitados para exercer as relevantes funções do órgão. E que este dia de hoje, embora de inevitável disputa, possa ser também um dia de integração, união e força institucional, aproveitado a oportunidade da presença de todos para trocarmos ideias e seguirmos em frente construindo a nossa instituição”, disse.
Os membros eleitos tomarão posse no dia 23 de setembro de 2019, em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. Eles exercerão seus mandatos entre 25 de setembro de 2019 e 24 de setembro de 2021. Integraram a mesa receptora, além de Maria Cristina Tellechea, os procuradores de Justiça Luiza Theresa Baptista de Mattos e Adolfo Borges Filho. Os membros tiveram a opção de votar por meio eletrônico, através do Sistema Eletrônico de Votação (SEV), desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (STIC/MPRJ), de qualquer computador com acesso à internet. Seis urnas eletrônicas também foram instaladas na Sala de Sessões dos Órgãos Colegiados, no horário aberto para a votação. Após computado o seu voto, o eleitor recebeu a comprovação em seu e-mail funcional.
(Dados coletados diariamente)