Notícia
Notícia
No Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, nesta quinta-feira (25/05), representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participaram de um encontro emocionante organizado pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), na sede da instituição, em Botafogo. Mães e pais de crianças e adolescentes desaparecidos contaram suas histórias e ressaltaram a importância da data como forma de divulgar e chamar a atenção para o assunto. No que a FIA chamou de “proposta invertida”, os familiares foram os protagonistas do evento e compuseram a mesa, enquanto as autoridades ficaram na plateia para ouvir os relatos.
O encontro teve como tema “A dor da ausência e as dificuldades na obtenção de respostas e solução para os casos”. A assessora de Direitos Humanos e Minorias do MPRJ, promotora de Justiça Eliane de Lima Pereira, e o servidor do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), André Luiz de Sousa Cruz, estiveram presentes no evento. O PLID tem parceria com a FIA desde 2012.
“Toda vez que uma pessoa procura a FIA e faz um registro de desaparecimento, o PLID recebe por e-mail o caso, instaura um procedimento no programa e começa o processo interno de busca”, explicou André Luiz.
Segundo as estatísticas do SOS Crianças Desaparecidas, da FIA, nos últimos 22 anos, o estado do Rio de Janeiro teve 3.446 crianças desaparecidas. Desse total, 2.927 foram localizadas.
(Dados coletados diariamente)