Notícia
Notícia
A crise de governança e a revolução digital e do conhecimento foram temas debatidos em palestra promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CEAF-MPRJ), na quarta-feira (15/02). Para uma plateia formada por gestores públicos e servidores de diferentes instituições, o professor Marcos Cavalcanti, do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE – COPPE/UFRJ), falou sobre a necessidade de ajuste dos modelos de gestão ao contexto da sociedade atual. O encontro ocorreu no auditório da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FEMPERJ), no Centro da capital fluminense.
O uso de plataformas interconectadas, mais transparência dos dados e a construção de soluções colaborativas para atender à nova lógica de funcionamento dos serviços, com cidadãos cada vez mais empoderados, foram algumas das características citadas por Cavalcanti como necessárias à gestão pública.
O professor do CRIE avaliou que não basta a tecnologia oferecer serviços de baixo custo ou a contratação de mais pessoal para a solução de problemas. Segundo ele, é preciso uma visão mais sistêmica dos acontecimentos por parte dos gestores para a adequação dos serviços à nova realidade e, assim, mudar os modelos de contratos com soluções mais inteligentes. Ao enxergar a nova realidade, afirmou, os gestores encontrarão as ferramentas certas e as pessoas adequadas para a solução dos problemas.
O encontro foi aberto pelo coordenador do CEAF, o procurador de Justiça Sávio Bittencourt.
(Dados coletados diariamente)