Notícia
Notícia
A procuradora-geral de Justiça em exercício, Ediléa Cesario, participou, nesta segunda-feira (15/04), do Fórum Internacional sobre Segurança, Desenvolvimento Humano e Coesão Social, que acontece durante dois dias na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), no centro do Rio. O evento é promovido pelo Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (COPLAD), programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD).
“Esse Fórum é um importante evento que busca trazer luz para a necessária reflexão sobre a segurança pública na América Latina em todos os seus aspectos: alimentar, digital, ambiental, humana, entre outros. Reflexões sobre desenvolvimento humano e coesão social também fazem parte desse Seminário que contará com expositores de vários países que buscarão formas de prevenir a violência em busca de um maior desenvolvimento humano e social”, ressaltou Ediléa Cesario.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu o fórum. “Gostaria de dar boas-vindas a todos os presentes. Nós contamos com as reflexões que aqui serão feitas sobre os temas variados para equacionarmos algumas grandes questões globais e que envolvem segurança pública para a proteção das pessoas e seus direitos fundamentais, e que é essencial para uma vida digna”, afirmou Barroso.
Compondo a mesa de abertura, além de Luís Roberto Barroso, estavam o ministro Benedito Gonçalves, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Ricardo Rodrigues Cardozo; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Eunice Bitencourt Haddad; o chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Miccione; o coordenador-geral do COPLAD, Edmundo Oliveira; o vice-presidente da Fundação Internacional Penal e Penitenciária (FIPP), Alejo García Basalo; o chefe do Sistema de Segurança Humana da ONU, Yukio Takasu; o diretor do ILANUD, Douglas Durán Chavarría; o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), Guilherme Calmon; o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), Marco Aurélio Bezerra de Melo; e o secretário de Assuntos Jurídicos da Organização dos Estados Americanos (OEA), Jean Michel Arrighi.
Este ano, o tema do evento é “Remodelar o mundo à luz de compreensivas abordagens no contexto da otimização da segurança, do desenvolvimento humano e da coesão social para melhor vida associativa”.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)