Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a chefia da Polícia Civil do Rio se reuniram nesta quinta-feira (18/04) para alinhar estratégias de investigação e discutir formas de aprimorar o acompanhamento das determinações da ADPF 635 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635). Participaram promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), da Investigação Especializada e do Grupo de Temático para Operações Policiais (GTT - ADPF635), que receberam o secretário Estadual de Polícia Civil, Marcus Amim, o subsecretário de planejamento e Integração Operacional, Pedro Medina, além dos delegados titulares e diretores de delegacias especializadas e de homicídios.
A ideia foi estreitar o diálogo e qualificar os trabalhos."Daremos tratamento especial a determinadas investigações, consideradas estratégicas e prioritárias, aperfeiçoando a boa relação entre as nossas instituições, como forma de melhor atender ao interesse público", ressaltou o coordenador-geral de Segurança Pública do MPRJ, Alexandre Themístocles.
O secretário de Polícia Civil, Marcus Amim, avalia como fundamental o trabalho conjunto. "A reunião reforça ainda mais essa proximidade e o contato desburocratizado entre o Ministério Público e a Polícia Civil. Isso é muito importante para dar cumprimento às determinações da ADPF 635, mas também muito importante para que a gente alcance de maneira eficaz nossas atribuições, principalmente aquelas voltadas ao combate ao crime organizado", disse Marcus Amim.
Também estiveram presentes pelo MPRJ a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Investigação Penal, Adriana Lucas; o coordenador do GTT-ADPF 635/MPRJ, Tiago Veras; as promotoras de Justiça do GAECO/MPRJ, Letícia Emile e Gabriela de Aguillar; o titular da 3ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro, Alexandre Murilo Graça; e o assistente do GTT-ADPF 635, Victor Miceli.
Pela PCERJ também participaram o o diretor-geral de Polícia Especializada, Henrique Damasceno; o diretor-geral de Homicídios e Paradeiros de Pessoas, Felipe Cury; e os delegados titulares das delegacias de homicídios da Capital e da Baixada Fluminense, Alexandre Herdy e Mauro Cesar da Silva, respectivamente.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)