Notícia
Notícia
Foi publicado no Diário Oficial do MPRJ desta terça-feira (12/03) o gabarito da prova preambular do XXXVII concurso público para ingresso na carreira de promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A prova foi aplicada na tarde do último domingo (10/03). Acesse o gabarito neste link.
Candidatos poderão interpor, nos dias 13 e 14/03, recurso em face do gabarito da prova preambular. Já entre os dias 28/03 e 01/04 é o prazo para vista do cartão de respostas e interposição de recurso sobre o resultado da prova. No dia 08/04 serão publicadas as relações dos candidatos ausentes, dos eliminados por nota insuficiente e dos habilitados, além da convocação dos candidatos negros e indígenas para comparecimento perante a Comissão de Verificação.
A publicação do resultado final da prova preambular e da convocação dos candidatos habilitados à realização da prova escrita especializada da Banca de Direito Penal, Direito Processual e Direito Eleitoral ocorre no dia 19/04. A primeira prova escrita especializada será aplicada no dia 28/04. Veja aqui todo o cronograma até a realização da primeira prova escrita.
Prova preambular realizada no domingo (10/03)
Os candidatos foram distribuídos em sete locais de aplicação da prova, todos no município do Rio de Janeiro, conforme prevê o edital. As provas aconteceram na Barra da Tijuca (Universidade Estácio de Sá, campus Tom Jobim; no Centro Universitário IBMR e na Universidade Veiga de Almeida), em Botafogo (Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, e na Universidade Veiga de Almeida), em Ipanema (Universidade Cândido Mendes) e no Centro (Universidade Estácio de Sá).
A avaliação foi composta por questões objetivas de múltipla escolha das seguintes disciplinas jurídicas: Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Eleitoral, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Financeiro e Tributário, Tutela Coletiva, Direito da Infância e Juventude e Princípios Institucionais do Ministério Público.
Os candidatos ainda serão submetidos a provas escritas especializadas (de caráter eliminatório e classificatório); provas orais (eliminatórias e classificatórias); prova de títulos (classificatória); e prova escrita de Língua Portuguesa (classificatória). Atualmente, há 60 vagas a serem preenchidas na carreira, sendo 15 delas de provimento imediato, para o cargo de promotor de Justiça substituto. Todo o calendário e regras do concurso podem ser consultados no edital (veja aqui).
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)