NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
MPRJ realiza evento em comemoração ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência
Publicado em Thu Sep 21 18:11:32 GMT 2023 - Atualizado em Fri Sep 22 08:21:17 GMT 2023

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade (CPMA/MPRJ) e do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ), realizou nesta quinta-feira (21/09) um evento em homenagem ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133 de 2005. Destinado ao público interno e externo, o evento teve a abertura conduzida pelas promotoras de Justiça Cristiane Branquinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Pessoa Idosa (CAO Idoso/MPRJ), e Carolina Maria Gurgel Senra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e Pessoa com Deficiência (CAO Cível Pdef/MPRJ).

Carolina Senra pontuou que a atuação do MPRJ é fundamental na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, acrescentando que a celebração na instituição tem papel informativo. "É necessário que haja uma conscientização, que vá além de questões jurídicas, relacionada aos aspectos social e cultural, uma mudança de atitude e de olhar em relação às pessoas com deficiência. Muito importante que essa data não passe sem ser firmada e comemorada no MP”, disse.

A comemoração contou com uma apresentação de ballet do grupo Arte e Movimento, da Prefeitura de Duque de Caxias, em parceria com a Pestalozzi. Criado para motivar o ballet inclusivo, o grupo é composto por bailarinos com algum tipo de deficiência. Em seguida, foi promovida uma roda de conversas sobre o tema inclusão com a participação do professor e coreógrafo Guilherme Dias, da dentista Rosana Neuman, da artista visual Raíssa Neuman, da psicóloga do Núcleo de Apoio Técnico Multidisciplinar (NATEM/MPRJ), Beatrice Marinho, e da pedagoga do Núcleo de Políticas Públicas do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE), Andreia Machado.

Também estiveram presentes e contribuíram com sua fala, o arquiteto e urbanista Itamar Kalil, técnico do GATE/MPRJ, e o servidor público do MPRJ e membro da Comissão Permanente Multidisciplinar de Acessibilidade (CPMA/MPRJ), Sandro Laina. Durante a programação, a artista Raíssa Neuman, realizou a exposição fotográfica “Mergulho intenso” e expôs em Libras, com tradução simultânea, sua vivência como mulher surda na sociedade atual. Toda a programação contou com a participação de intérpretes de Libras e de profissionais em audiodescrição.

Por MPRJ

idoso
pessoa com deficiência
mprj
institucional
evento
150 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar