NoticiasDetalhe

Notícia

Criminal
MPRJ participa de reunião na Prefeitura do Rio
Publicado em Tue May 09 20:12:11 GMT 2017 - Atualizado em Tue May 09 20:11:57 GMT 2017

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (CAO Criminal/MPRJ), promotora de Justiça Somaine Patrícia Cerruti Lisboa, participou, na quinta-feira (08/05), da segunda reunião geral do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Na ocasião, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou que o Complexo do Alemão vai ser a primeira comunidade da cidade a receber um programa de ações preventivas que busca reduzir os índices de criminalidade, tendo como foco crianças e adolescentes.
 
Centralizado pela Subsecretaria de Planejamento e Gestão Governamental, com participação direta do Instituto Pereira Passos (IPP) e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), o plano piloto deve ser concluído em até duas semanas.
 
O encontro realizado na sala de crise do Centro de Operações Rio (COR) reuniu mais de 40 autoridades de diversas áreas que discutiram também ações de combate à entrada ilegal de armas e munições, dando continuidade ao tema tratado nas duas reuniões técnicas do GGIM. 
 
Na reunião, a promotora Somaine Patrícia Cerruti Lisboa ressaltou que a legislação para delitos menores é um dos problemas que propiciam o aumento dos índices de criminalidade. “A segurança pública é o problema central que inviabiliza todas as demais áreas. Houve um grande aumento de crimes violentos e, paradoxalmente uma redução das capacidades das nossas polícias. Além do mais, tratamos os delitos menores como pouca coisa, esquecendo que ninguém começa praticando delitos maiores, o que acaba sendo um convite a continuidade dos jovens na senda criminosa”, disse. 
 
Ainda sobre o tema, a promotora de Justiça destacou que a legislação é permissiva com os pequenos delitos e, em razão das cadeias e locais de custódia dos adolescentes estarem lotadas, até mesmo aquelas pessoas que são detidas em flagrante por cometerem atos violentos acabam sendo soltas, aumentando a sensação de impunidade.
 
Sobre a necessidade imediata de atuação que minimize a evasão escolar, o prefeito Marcelo Crivella disse que cobrou de seus secretários a apresentação de ações sociais, como atividades esportivas, começando pelo Alemão.
 
Também participaram da reunião o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola; o delegado da 35ª DP (Campo Grande), Marcelo Ambrósio; representantes do Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ); da Polícia Federal; do Instituto de Segurança Pública (ISP); da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); da Superintendência de Segurança e Emergência do Aeroporto Internacional Galeão; da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária; da Polícia Rodoviária Federal (PRF); da Polícia Militar; da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG); do Corpo de Bombeiros; da Procuradoria Geral do Município; da Marinha; da Defesa Civil; e da Guarda Municipal.

 

227 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar