Notícia
Notícia
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, esteve em Petrópolis, nesta quarta-feira (23/02), acompanhando o trabalho das equipes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) no apoio às vítimas do forte temporal que ocorreu na última terça-feira (15/02). Na sede do MP do município, o PGJ se reuniu com integrantes do Gabinete de Crise da Instituição. Foi feito um balanço da atuação do MP fluminense até o momento e também um planejamento das próximas ações em diversas áreas.
Participaram do encontro a coordenadora-geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana, Patrícia Leite Carvão; o coordenador da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), Eduardo Campos; a titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, Zilda Januzzi; a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, Vanessa Katz; a coordenadora do projeto Morte Zero, procuradora de Justiça Denise Tarin, a coordenadora de Direitos Humanos e Minorias (CDHM/MPRJ), Eliane de Lima Pereira; e o coordenador do CRAAI Petrópolis, Paulo Yutaka.
"Desde o início estamos com um Gabinete de Crise para que o trabalho seja feito de maneira coordenada. Estamos atuando nas áreas de Infância e Juventude, Meio Ambiente, Cidadania, Assistência Social, entre outras. Já ajustamos a questão do despejo de resíduos, os 'bota-fora', realizamos vistorias nos abrigos e, na reunião de hoje, avaliamos de que forma podemos continuar contribuindo, e as parcerias que podem ser feitas. Os impactos da tragédia são urgentes", ressaltou o PGJ.
Após a reunião, Luciano Mattos teve um encontro com o chefe do Estado Maior do 7° Comando de Policiamento de Área, coronel André Alexandrino Sales e com o comandante do 26° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Celso Jorge Lydia Filho. Durante a manhã, integrantes do Gabinete de Crise do MPRJ fizeram um sobrevoo de helicóptero com uma equipe do Laboratório de Geografia da UFRJ para identificar as localidades atingidas e aquelas onde ainda há risco de deslizamentos secundários. Também foi realizada vistoria na Central de Armazenamento e Distribuição de Donativos, localizada na BR-040. O ônibus da Ouvidoria Itinerante/MPRJ funciona agora como Central de Atendimento ao Cidadão, no Centro de Petrópolis.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)