Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), participou, nesta sexta-feira (25/02), de uma reunião com representantes do Ministério da Saúde e das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde para organizar as ações de trabalho no apoio às vítimas do desastre ambiental provocado pelas chuvas em Petrópolis.
Os participantes analisaram os resultados obtidos até agora e trocaram experiências para ajustar alguns pontos. As reuniões acontecem diariamente: pela manhã, são planejadas as ações e à tarde, discutidos os resultados obtidos.
A promotora de Justiça Vanessa Katz, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, defende a integração entre todas as esferas de poder e a concentração de dados para um melhor resultado. ”A orientação do Ministério Público é a interlocução entre os órgãos públicos, além de uma efetiva comunicação com a sociedade, para que a população tenha acesso diariamente às medidas adotadas. O diálogo é fundamental nesse momento”, ressaltou.
O MPRJ encaminhou ao governador Cláudio Castro e ao prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, recomendação para que sejam emitidos, ao menos, três boletins diários, de manhã, à tarde e à noite, com dados relativos às condições climáticas, eventuais riscos de deslizamentos e transbordamentos, e às condições de mobilidade urbana. O texto, que recomenda que as informações sejam prestadas por meio eletrônico, inclusive nas mídias sociais, destaca que não existem canais oficiais céleres de informações, aptos a orientar a população e comunicar conteúdo fiel aos fatos.
Dicas de Segurança
O MPRJ, em conjunto com a Prefeitura de Petrópolis e a Defesa Civil de Petrópolis, está disponibilizando três cartilhas com orientações para os moradores da região. Os guias de Sistema e Alarme, de Incêndios Florestais e Desastres Naturais trazem informações importantes para que a população saiba, por exemplo, como agir em situações de risco como deslizamentos e incêndios nas matas.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)