NoticiasDetalhe

Notícia

Meio Ambiente
Rio de Janeiro
MPRJ obtém decisão determinando que Inea apresente área para recebimento de reflorestamento na bacia hidrográfica da Baía de Guanabara
Publicado em Mon Jan 17 18:55:33 GMT 2022 - Atualizado em Thu Jan 27 13:32:48 GMT 2022
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo Temático Temporário para a Segurança Hídrica (GTT-SH/MPRJ), teve pedido aceito na Justiça para que o Instituto Estadual do Ambientei (Inea) apresente, em 30 dias, proposta de área para recebimento de reflorestamento na região hidrográfica da Baía de Guanabara. A medida é uma das obrigações a serem cumpridas no âmbito do processo 0236902-67.2017.8.19.0001, no qual o MPRJ obteve decisão judicial determinando que a Cedae e o Inea adotem iniciativas para melhorar a qualidade socioambiental da bacia onde está localizado o Complexo Imunana-Laranjal. O sistema é responsável pelo abastecimento dos municípios de Itaboraí, Niterói e São Gonçalo, além da Ilha de Paquetá. 
 
O MPRJ destaca que a Cedae já iniciou o cumprimento da obrigação de reflorestamento que lhe compete (50 hectares), embora ressalte que cerca de 77% ainda dependem de concretização pela concessionária. Lembra, entretanto, que o Juízo também fixou comandos ao Inea, dentre eles o que determina a elaboração e apresentação de projeto de reflorestamento de conteúdo adicional – cujo cronograma e detalhamento deverá ser submetido, discutido e aprovado no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG). O MPRJ, em sua petição acolhida, ressalta que o CBH-BG realizou as referidas atividades em sua reunião extraordinária de 15 de dezembro de 2021, tendo inclusive ratificado a deliberação acerca da metodologia, da área e do cronograma respectivo por meio da Carta CBH-BG nº 100/2021. Estima-se que mais de 2 milhões de pessoas serão beneficiadas com a adoção das medidas, que, na linha do que o GTT-SH/MPRJ tem defendido no processo, contribuirá para a regularização das vazões na bacia ao longo do tempo, beneficiando as atuais e futuras gerações ante os eventos futuros extremos decorrentes de secas e inundações.
 
O requerimento apresentado pelo GTT-SH teve o objetivo de impulsionar o cumprimento da obrigação de reflorestamento do conteúdo adicional. O Juízo da 7ª Vara da Fazenda Pública deferiu o pedido e determinou que o Inea apresente a proposta de área para recebimento das intervenções no prazo de 30 dias, sob pena de multa em caso de descumprimento.
 
Processo nº: 0236902-67.2017.8.19.0001
 
Por MPRJ
inea
reflorestamento
gtt-sh
baíadeguanabara
431 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar