Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Centro de Memória Procurador de Justiça João Marcello de Araújo Júnior (CDM/MPRJ), realizou nesta terça-feira (21/09), através da plataforma Teams, a gravação da 14ª edição do Personalidades do MPRJ. O programa teve como entrevistadas as promotoras de Justiça Cristiane Branquinho Lucas, Eliane Almeida de Abreu Belém, Luciana Braga Martinho e o promotor de Justiça Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, em uma conversa sobre a atuação do MPRJ na defesa da população idosa do Estado.
O apresentador do programa, procurador de Justiça Márcio Klang, que coordena o Centro de Memória/MPRJ, comentou que o Personalidades é um projeto para valorizar a história do MPRJ, com a colheita de depoimentos de quem é responsável por construir a instituição. "O encontro foi muito produtivo e contou a trajetória pioneira do MPRJ na implementação das Promotorias de proteção e defesa do Idoso no Ministério Público brasileiro", avaliou Klang.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Mattos, acompanhou a gravação e destacou a importância desse projeto: "É muito importante que nós entreguemos uma parte de nossa biografia para fazer parte desse acervo. É uma iniciativa que enriquece a memória para que agora e no futuro nossa instituição esteja mais fortalecida", disse o PGJ, que enalteceu o trabalho dos entrevistados nessa temática: "São colegas que sempre se destacaram nessa área, em que Ministério Público do Rio sempre se sobressaiu".
Quem acompanha o Personalidades lembra que o programa era gravado em auditório, com formato de programa de entrevistas (talk show) e plateia presente, que no último bloco participava fazendo perguntas. O formato é o mesmo que agora é realizado pela plataforma Teams - como medida de proteção, em decorrência da pandemia -, mas no atual formato as perguntas chegam pelo chat. Dessa forma, o programa foi dividido em quatro blocos: dois de entrevistas em dupla, o terceiro com todos os entrevistados juntos e o quarto para responder às perguntas de quem assistia.
Nos dois primeiros blocos, os entrevistados contaram um pouco de suas histórias e de suas personalidades, relataram como foram suas trajetórias no Ministério Público e falaram do início da atuação na proteção da população idosa. No terceiro bloco, Marcio Klang avançou sobre o tema escolhido, com perguntas mais específicas sobre a atuação dos promotores de Justiça nessa área. Por fim, no último bloco, foram apresentadas perguntas feitas pelos espectadores que acompanhavam. Primeira entrevistada, Cristiane Branquinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Idoso (CAO Idoso/MPRJ), falou sobre as ferramentas disponíveis para os promotores exercerem a função de tutela da pessoa idosa, ressaltou a necessidade de implementação de políticas públicas para inserir o idoso na sociedade e de políticas para tratar de questões graves como a demência.
O promotor de Justiça Luiz Cláudio Carvalho de Almeida destacou que o promotor que trabalha com essa questão não pode ter apenas o conhecimento jurídico, precisa saber sobre envelhecimento, se especializar em questões impactantes como a demência e sobre o contexto social do envelhecimento no Brasil.
Entre os assuntos abordados, Eliane Almeida Belém falou sobre a importância de haver assistência familiar nessa fase da vida, comentando que a falta de planejamento é algo recorrente e que agrava as dificuldades enfrentadas. Luciana Braga Martinho falou, entre outras questões, das estruturas multidisciplinares existentes no âmbito do MPRJ para apoiar o trabalho das promotorias de Justiça, comentando também sobre avanços obtidos.
O programa Personalidades do MPRJ é um projeto de história institucional desenvolvido pela equipe do CDM/MPRJ, sob a coordenação do procurador de Justiça Márcio Klang e orientação da historiadora e servidora do MPRJ Nataraj Trinta.
Todas as edições do programa podem ser assistidas aqui.
Por MPRJ
(Dados coletados diariamente)