Notícia
Notícia
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) transmitiu ao vivo, pelo Youtube, na segunda-feira (22/02), a aula inaugural da nova turma do curso de Pós-Graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias. O encontro marcou o início do ano letivo da escola de Governo do MPRJ. Foi aberto pelo diretor do instituto, o promotor de Justiça Leandro Navega, e contou com palestra do procurador de Justiça Sávio Bittencourt sobre “Afetos, interdisciplinaridade e Direitos das Crianças”.
Em sua aula, Sávio Bittencourt, que é ex-diretor do IERBB/MPRJ e um dos coordenadores do curso, buscou provocar reflexões no público sobre afetividade, cuidado e institucionalização de crianças; e defendeu o olhar interdisciplinar sobre o tema.
A partir de citações de pensadores contemporâneos como Luiz Schettini Filho, Eduardo Giannetti e Hannah Arendt, o procurador expôs suas reflexões sobre a importância da demonstração do afeto como forma de cuidado e seus impactos na vida das crianças. Sávio estendeu o conceito de “adoção” para além do ato jurídico e procurou demostrar que se trata de um gesto de amor. Também defendeu a necessidade do olhar atento para as crianças que passam a primeira infância institucionalizadas. "O Ministério Público precisa assumir o protagonismo na garantia dos direitos da criança à convivência familiar”, destacou.
A aula aberta contou também com a participação das coordenadoras do curso, promotoras de Justiça Luciana Pereira Grumbach e Viviane Alves, que deram as boas-vindas aos novos alunos, fizeram um breve resumo da gênese do curso e abordaram questões práticas que vão nortear o aprendizado on-line de forma síncrona pelo Teams.
Viviane ressaltou que o projeto pedagógico do curso é baseado nos pilares: interdisciplinaridade, intersetorialidade, multidimensionalidade e incompletude. Já Luciana destacou que o curso se propõe a sensibilizar para a causa, capacitar da forma mais ampla possível, não limitada ao ramo do Direito, e gerar mudanças na prática profissional.
A íntegra da aula inaugural pode ser acessada no canal do IERBB/MPRJ no Youtube.
(Dados coletados diariamente)