NoticiasDetalhe

Notícia

Institucional
Duque de Caxias
MPRJ homenageia procuradora de Justiça Tânia Maria Salles Moreira dando seu nome ao edifício-sede do CRAAI Duque de Caxias
Publicado em Wed Dec 16 18:34:01 GMT 2020 - Atualizado em Wed Dec 16 18:38:26 GMT 2020
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) prestou homenagem, nesta quarta-feira (16/12), à procuradora de Justiça Tânia Maria Salles Moreira, falecida em 2004, dando o seu nome à sede do Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) de Duque de Caxias. Além do novo letreiro de identificação do edifício-sede do CRAAI, foi inaugurado um quadro com uma gravura em grafite da procuradora, na área interna do prédio.
 
A cerimônia contou com a presença do secretário-geral do MPRJ, promotor de Justiça Dimitrius Viveiros, que representou o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, do coordenador do CRAAI Duque de Caxias, promotor de Justiça Cesar Rampazzo, e de dois sobrinhos de Tânia, Saulo Alexandre Salles Moreira e Úrsula Arabella Salles Moreira.
 
Dimitrius destacou o papel pioneiro exercido pela procuradora junto à Comarca de Duque de Caxias. “Quando chegou a Duque de Caxias, Tânia encontrou um ambiente extremamente hostil ao MPRJ no Tribunal do Júri, e conseguiu reverter essa situação atuando com muita dedicação e sensibilidade, perante os grandes problemas causados pelos grupos de extermínio que se concentravam na Comarca. Com estes atributos, exerceu importante papel de convencimento junto ao corpo de jurados, trazendo credibilidade à palavra do MPRJ. É difícil imaginar alguém com tanta identificação e cujo trabalho tivesse tanta consequência para a cidade e para essa Comarca como a doutora Tânia”, destacou Dimitrius em seu discurso.
 
Coordenador do CRAAI de Duque de Caxias, Cesar Rampazzo lembrou do respeito conquistado pela procuradora junto ao sistema judicial, durante o tempo em que atuou pelo MPRJ. “A participação firme da doutora Tânia contra os grupos de extermínio, além do amor e dignidade com que representou o Parquet, fizeram com ela se tornasse uma das pessoas que forjou esta instituição. Era uma batalhadora e lembrada até hoje, nos corredores do Fórum de Duque de Caxias, como uma profissional exemplar, que vestia a camisa do MPRJ”, afirmou.
 
Sobrinho da homenageada, o advogado Saulo Alexandre Salles Moreira agradeceu em nome da família da procuradora. “Este evento é muito importante pois resgata um pouco da sua história junto ao MPRJ, em especial aquilo que ela conseguiu construir na Comarca de Duque de Caxias, principalmente no Tribunal do Júri. É um reconhecimento à toda dedicação que ela prestou à instituição”, disse.
 
Nascida em 1951, Tânia ingressou no MPRJ no ano de 1983 como promotora de Justiça e, em 1997, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça. Durante o tempo em que esteve no Parquet, atuou nas Comarcas de Campos dos Goytacazes e Magé, mas foi em Duque de Caxias, onde passou a atuar em 1989, que se destacou em suas participações no Tribunal do Júri, em especial nos casos em que atuou contra grupos de extermínio que existiam no município.
 
Por MPRJ
craai
caxias
craaiduquedecaxias
taniamariasallesmoreira
664 VISUALIZAÇÕES*
*Fonte: Google Analytics
(Dados coletados diariamente)

Link Ver Todos

Compartilhar

Compartilhar